Geral

Como fazer o perfume durar mais tempo na pele? Saiba como aplicar do modo correto

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/01/2024 por Redação

Dermatologista explica que as fragrâncias evaporam mais rápido em regiões com maior pulsação sanguínea, e não o contrário. Entenda qual o jeito certo de usar. Borrifando perfume
Freepic.diller
Diferentemente do que foi disseminado ao longo dos anos, a técnica de aplicação de perfume atrás das orelhas, na nuca, nos pulsos, entre as mamas, atrás dos joelhos – áreas consideradas mais quentes do corpo –, não faz com que a fragrância dure mais tempo na pele.
Pelo contrário. A dermatologista Carolina Marçon, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que para manter o cheiro do seu perfume favorito por um longo período na pele, é necessário aplicá-lo nas áreas mais frias do corpo, para que não haja uma evaporação tão rápida da essência.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
A aplicação do perfume nessas localizações mais quentes faz com que ele evapore mais, porque tem um aquecimento a mais ali. Ele fica mais intenso à sensação olfativa, mas dura menos tempo , afirma.
A profissional, então, indica passar os perfumes em outras partes do corpo para ter uma experiência completa:
O ideal é aplicar nessas áreas quentes para exalar o aroma, mas também passar nas áreas frias, por exemplo, no colo, na parte de fora dos braços, na roupa ou fazer uma nuvem no ar com a borrifada próxima ao corpo. Assim, o perfume evapora em menor quantidade e dura mais tempo, completa.
Outros guias:
VENTILADOR EMPOEIRADO? Saiba como limpar seu aparelho do jeito certo
RETROSPECTIVA DO GUIA DE COMPRAS: todas as dicas para ajudar em casa
SMARTWATCH OU SMARTBAND? Conheça as diferenças entre os acessórios para o celular
Carolina destaca a importância de adquirir o hábito de aplicar as essências na pele de forma diferente para cada tipo de aroma, pois a concentração de óleos essenciais, óleos aromáticos e notas de base no perfume variam de produto para produto, e são elas que ajudam na fixação.
Existem perfumes, águas de perfumes, águas de toilette, águas de colônias. A água de colônia e o body splash, por exemplo, são os que têm concentração menor de óleos aromáticos. Então, eles também duram menos tempo na pele.
Sendo assim, o ideal para manter o cheiro durante todo o dia é reaplicá-lo. Aplique pela manhã, dê uma reaplicada na hora do almoço e depois, no fim da tarde, para durar o dia todo. E fazendo a alternância entre as áreas quentes e as áreas frias, diz.
🧴Uso de hidratante corporal
A dermatologista afirma que é fundamental estar com a pele hidratada para o perfume performar melhor ao longo do dia.
A pele tem uma camada de proteção, que impede a perda transepidérmica de água. Então, os aromas do perfume penetram na pele e quando ela está com a barreira íntegra, a fixação é muito maior, conta.
Para a hidratação da pele, o mais recomendado é usar um hidratante perfumado com a mesma fragrância do seu perfume ou o uso de um hidratante sem fragrância, sendo que, na primeira opção, a fixação será ainda maior, completa Joana Miranda, chefe de desenvolvimento global de fragrâncias para Natura e Avon.
⚠️Como manter a fixação do perfume no verão?
No verão, a tendência é que o perfume dure menos, porque o corpo está com o metabolismo mais acelerado, maior temperatura externa e isso faz com que haja uma vasodilatação periférica na pele e uma tendência ao cheiro durar menos, segundo a dermatologista.
O que eu recomendo é: não passar mais para durar mais. Porque a sensação olfativa será ruim para as outras pessoas se aplicar uma quantidade muito grande. Além do que ele vai evaporar mais rápido também devido ao calor excessivo, explica.
🪄Dicas de como manter a durabilidade do perfume na pele
🛀Limpe a pele sempre antes de aplicar o perfume. Acúmulo de resíduos, suor, no corpo podem mudar o aroma do produto.
🧽Não esfregar a área perfumada. A técnica era utilizada quando ainda não existiam frascos com spray e o líquido escorria quando entrava em contato com a pele. Porém, hoje em dia não existe mais essa necessidade. Esfregar a área pode quebrar as moléculas do perfume, alterar as notas e diminuir a durabilidade da fragrância, diz a equipe de desenvolvimento de produtos da Água de Cheiro, em nota.
💦Borrifar à distância: solte o spray do perfume a uns 15 centímetros da área de aplicação, para ele se concentrar não só em um ponto, mas espalhar.
🧠Intercale fragrâncias: usar os mesmos cheiros todos os dias acomoda o cérebro àquele aroma sempre presente e pode mudar a percepção do perfume O ideal é trocar de essência a cada 15 dias ou intercalar todos os dias, se possível.
💧Beba muita água: principalmente no verão, pois o mesmo perfume não tem o mesmo cheiro em pessoas diferentes, devido às características da pele de cada um. Uma pessoa mais hidratada tem a pele mais oleosa, e quanto mais oleosa, mais fixa o perfume. Já quem tem a pele mais seca porque se hidrata menos, o perfume perde um pouco da fixação.
❄️ Local de armazenamento arejado: Guarde suas fragrâncias preferidas em locais frescos e ao abrigo da luz solar direta para preservar a qualidade e o aroma original do produto, afirma Cesar Veiga, perfumista do Boticário.
A exposição prolongada a condições adversas pode afetar negativamente os componentes acelerando a oxidação e mudando o cheiro da fragrância, pois os óleos essenciais presentes na composição são sensíveis a temperaturas elevadas e presença de oxigênio, principalmente, completa.
O Guia de Compras criou uma lista com opções de perfumes, colônias, body splash e hidratantes recomendáveis para uso. Os preços consultados nas lojas on-line em dezembro variavam entre R$ 28 e R$ 224. Veja a seguir:
Eau de parfum Pomar de Flores Buquê 50ml
Deo colônia Cumaru Raiz 75ml
Kaiak desodorante colônia masculino Natura
Body splash desodorante colônia manga rosa e água de coco Natura
Hidratante corporal Neutrogena Body Care Intensive
Loção hidratante Cetaphil corpo e rosto Galderma
Malbec X desodorante colônia
Floratta Romance de Verão desodorante colônia
Deo colônia Água de Cheiro Absinto le jazz feminino
Deo colônia Água de Cheiro Ideale
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
Como é assistir TV nas telas que custam muito caro

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu