Geral

Vídeo mostra garçom trans sendo enforcado e agredido com soco por casal em bar de MG

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

02/01/2024 por Redação

Caso aconteceu na madrugada de sábado (30), quando o casal se incomodou após o profissional trans usar o banheiro feminino no fim do expediente. Vídeo mostra garçom trans sendo enforcado e agredido com soco por casal em Uberlândia
Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o casal denunciado por transfobia no Officina Music Bar, em Uberlândia, agride um garçom e funcionários do estabelecimento.
O caso aconteceu na madrugada de sábado (30), quando o casal se incomodou após o garçom trans usar o banheiro feminino no fim do expediente. Veja vídeo acima.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nas imagens, é possível ver o momento em que a mulher, vestida de preto, entra no banheiro. Alguns segundos depois, o garçom entra. Ele saiu logo em seguida e é surpreendido pelo marido da mulher que o enforca e desfere um soco contra seu rosto.
Uma confusão é registrada envolvendo outros funcionários do estabelecimento que tentam separar a briga.
O proprietário do bar informou ao g1 que medidas judiciais contra o casal já estão sendo tomadas. Para que não tenha problemas com o andamento do processo, ele pediu que não identificasse as pessoas que aparecem no vídeo. O casal foi procurado pela reportagem e aguarda retorno.
Imagem mostra cliente enforcando garçom
Câmera de segurança/Reprodução
Relembre
De acordo com o boletim registrado na PM, o homem trans relatou que entrou no banheiro feminino, imaginando que estava vazio devido à baixa movimentação no bar, e se deparou com uma mulher dentro.
Ao perceber que a PM foi chamada devido à confusão, o casal teria deixado o local.
Nota do estabelecimento
Na noite desta sexta-feira (29), tivemos uma infelicidade em receber em nossa casa um coletivo de pessoas transfóbicas como clientes.
Um de nossos funcionários, que está conosco a longa data, um homem trans, de caráter excepcional e conduta exemplar, adentrou ao banheiro, já em quase final de expediente, para fazer suas necessidades, 00h40, sendo que encerramos à 01h.
Uma mulher, que se intitula profissional de enfermagem, se sente incomodada com o fato e começa a gritar o marido.
Ambos aguardam na saída do banheiro, esperando que nosso colaborador saísse, e nesse momento, o marido o coloca contra a parede e começa a agredi-lo com tapas e murros. Momentos depois a mulher parte novamente pra cima do nosso colaborar com tapas.
Nossa equipe, de imediato, todos, se mobilizaram para conter os agressores, que muito exaltados, começam a xingar demais membros da equipe.
Como é o correto a se fazer, começamos a chamar a polícia para registrar o crime de transfobia em flagrante, conforme previsto em Lei. Mas o casal, relutante e muito exaltado, resolve por agredir um dos proprietários e funcionários da casa, que simplesmente tentavam impedir que os mesmos saíssem antes da polícia chegar.
Sim, o relato é triste e chocante. Foi uma agressão gratuita, registrada pelas câmeras de segurança. Além de toda a agressão física, os discursos e xingamentos eram carregados de discriminação e transfobia.
Toda a solidariedade ao nosso colaborador. Essa postagem tem o intuito de informar, esclarecer e infelizmente relatar um caso de transfobia. Ela foi feita em conjunto por ele e para ele, e para tantas outras pessoas que são vítimas de ações criminosas.
Somos uma casa que celebra a alegria e o respeito ao próximo. Não nos calaremos nem seremos intimidados, justiça será feita e medidas cabíveis já estão sendo tomadas.
O crime
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em agosto de 2023, que atos de homofobia e transfobia contra indivíduos fossem enquadrados como crime de injúria racial.
Se comprovada transfobia, o casal não terá direito a fiança, nem limite de tempo para responder judicialmente.
A pena pode ir de um a três anos de prisão, além de multa, e pode chegar a até cinco anos de reclusão se houver divulgação ampla do ato.
LEIA MAIS:
INTOXICADOS POR CO2: Corpos de jovens mortos por suposta intoxicação dentro de BMW em SC serão velados no Jóquei Clube de Paracatu
OCORRÊNCIA: Mulher estrangulada e agredida com socos na cabeça pelo marido é salva pela polícia em MG
VÍDEO: Avião com 379 a bordo bate em outra aeronave e pega fogo no aeroporto de Tóquio; cinco morrem
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu