Geral

Réveillon em Santarém: nutricionista dá dicas para não ‘chutar o balde’ na virada do ano

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/12/2023 por Redação

Lidiane Garcia explica sobre a importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico. É possível manter o equilíbrio mesmo nas festas de fim de ano
Redes Sociais
O ano de 2023 está acabando e é comum aproveitar a comilança durante as festas de fim de ano em Santarém, no oeste do Pará. Mas a nutricionista Lidiane Garcia explica sobre a importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, para fortalecer o sistema imunológico.
Mesmo com tantas opções e pratos ricos em gorduras, a profissional explica que é possível aproveitar as confraternizações e manter um equilíbrio. O que não pode é descuidar totalmente da saúde.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1 Santarém e região no WhatsApp
“Temos exemplo de um alimento tradicional que é rico em gorduras e açúcar, que é a rabanada. Ela é feita de pão, é um tipo clássico de carboidrato, adoçado com leite condensado e açúcar. Ou seja, todos esses elementos são transformados em glicose e ao ser metabolizado no organismo, em excesso, eles promovem o ganho de peso. Assim também como o salpicão, além da maionese, que é feita a base de óleo usada para unir os elementos da receita, o que por si só já eleva o nível de gordura no prato, alguns elementos industrializados como o presunto, a batata palha não são recomendados, certo?”, destaca a docente.
É possível fazer escolhas mais saudáveis e menos calóricas, como por exemplo procurar alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a saciedade. No caso de quantidade de proteínas, as aves e peixes são uma ótima opção. Além é claro, dos grãos, amendoim, grão de bico, lentilha, soja e ovos e queijos.
Segundo Lidiane esses pratos tradicionais também podem ser substituídos por frutas, como uvas, morangos, ameixas entre uma variedade de opções.
“As cestas de frutas também estão sendo muito utilizadas nas festas de final de ano. São boas opções, sobretudo antes das sobremesas, uma variedade que não falta, como frutas vermelhas. Elas no geral são alimentos nutritivos que podem ser bem mais aproveitados e consumidos em suas versões frescas ao invés de frutas secas”, completou a nutricionista.
A nutrição adequada desempenha um papel fundamental na prevenção de uma variedade de doenças crônicas e agudas. As festas de fim de ano são celebrações importantes, mas que devem ser realizadas com moderação e sempre pensando no bem-estar físico e saudável.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu