Geral

Operação Verão dos Bombeiros da PB vai ter comando de todo litoral formado apenas por mulheres pela 1ª vez

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/12/2023 por Redação

Três mulheres comandam uma área que compreende 130 km de extensão, de Barra de Camaratuba, em Mataraca, no litoral norte, até a praia de Acaú, em Pitimbu, no litoral sul. Três mulheres vão comandar ações do Corpo de Bombeiros no litoral da Paraíba durante o verão
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba vai ter três mulheres no comando das ações especiais nas praias de todo o litoral do estado durante a Operação Verão 2023/2024. Elas vão ser responsáveis por uma área que compreende 130 km de extensão, de Mataraca, no litoral norte, até Acaú, que fica localizada em Pitimbu, no litoral sul do estado. Vai ser a primeira vez que mulheres vão estar no comando de todo o litoral na história da corporação.
A reportagem do g1 conversou com a tenente-coronel Sabrina da Silva, que é a responsável pela equipe de mulheres que vão estar à frente das ações no litoral do estado. Compõem a equipe de comando, ainda, a capitã Fernanda Diniz Linhares, que vai cobrir a área do Bessa até Lucena, além da capitã Bruna Carneiro, que vai coordenar desde a Praia de Campina até a Barra de Camaratuba.
Reconhecimento
Fernanda, Sabrina e Bruna vão comandar as ações do Corpo de Bombeiros no litoral da Paraíba
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba
Após 23 anos dentro do Corpo de Bombeiros, a tenente-coronel Sabrina disse que se sente muito feliz com o reconhecimento da corporação, que deu espaço para que mulheres ocupem papéis de liderança.
“As mulheres têm desbravado o caminho ao longo destes anos e quebrado paradigmas, ao passo em que tem sido uma premissa da Corporação incentivar e dar oportunidades ao efetivo feminino. Hoje, temos várias mulheres em setores de comando na Corporação e isso tem sido um diferencial, disse.
A tenente-coronel explicou que, além do reconhecimento, junto com isso vem também as responsabilidades, já que o verão é a época em que um fluxo maior de pessoas passa pelas praias.
A gente fica muito honrada pelo reconhecimento, mas também vem uma grande responsabilidade. Estamos com nosso estado sendo muito divulgado, porque nessa época do ano aumenta muito os turistas, então aumenta muito a nossa responsabilidade, ressaltou.
Além de Sabrina, que está há mais de duas décadas nos quadros do Corpo de Bombeiros, as capitãs Fernanda Diniz e Bruna Carneiro também já têm carreira longa dentro da corporação. De acordo com a tenente, ambas estão há quase 10 anos trabalhando.
Outras ações
A tenente-coronel também explicou que essa não é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros vem fazendo ações de inclusão de mulheres nos postos mais altos de liderança na Paraíba, já que a realidade vem mudando nos últimos anos, com o apoio para que cada vez mais mulheres possam atingir cargos altos dentro da instituição.
A gente já tem tido um trabalho através do nosso coordenador-geral, que tem colocado mulheres em posição de destaque. Além dessas unidades (no litoral), temos a questão da inteligência que também é comandada por uma mulher, temos o centro de comando de operações, entre outras, que têm mulheres em posições de destaque, contou.
Operação no litoral
Praia de Cabedelo, no Litoral da Paraíba
Danilo Queiroz / g1
O Corpo de Bombeiros vai participar de uma operação no período de verão que se estende pelo período final de 2023 até os primeiros meses de 2024, ao lado de outras organizações, como Polícia Civil e Militar.
No caso dos bombeiros, conforme explica a tenente-coronel, ações especiais no litoral vão ser cumpridas pela organização, como um incremento de guarda-vidas nas praias, aumento do aparato de embarcações no mar para monitoramento de banhistas e também equipes disponíveis para fazer rondas que vão cobrir as necessidades que possam vir a acontecer em termos de afogamentos, acidentes e outros problemas.
Pedimos o apoio da população também, para que nos ajude a protegê-la. Estar sempre de olho nas crianças. Água no umbigo já é sinal de perigo. Sempre buscar informações e orientações dos guarda-vidas na praia. E, se tiver criança, passar em um posto e identificar ela, porque temos muitas ocorrências de crianças perdidas, disse.
O Corpo de Bombeiros Militar vai mobilizar mais de 400 guarda-vidas ao longo da faixa que se estende de Barra de Camaratuba a Acaú no período do final do verão.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu