Geral

Laudo apontou lesões recentes e antigas em bebê de 1 ano que morreu em MG, diz delegado; mãe e padrasto da menina estão pres

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

28/12/2023 por Redação

Casal foi levado para o sistema prisional e caso segue em investigação; eles negam crime. Maria Flor Silva Rodrigues foi enterrada na manhã desta quinta-feira (28). Casal é preso após morte de menina por suspeita de maus-tratos em Papagaios
A morte de Maria Flor Silva Rodrigues, de apenas 1 ano, segue em investigação. A mãe dela, de 20 anos, e o padrasto, de 30, foram presos temporariamente na tarde de quarta-feira (27) suspeitos da morte da bebê. O casal alegou que a criança sofreu acidente doméstico.
Nesta quinta-feira (28), o delegado Thiago Saraiva, responsável pelas investigações, concedeu entrevista à TV Integração e informou que há indícios que a menina estava sofrendo maus-tratos há algum tempo.
Segundo o delegado, o laudo médico mostra que, além dos hematomas, a bebê estava com afundamento de tórax e lesão na cabeça.
O laudo foi muito bem feito e apontou diversas lesões recentes e antigas na criança. Então, isso indica possível maus-tratos que já havia ocorrendo, explicou o delegado Thiago Saraiva.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Maria Flor Silva Rodrigues tinha apenas um ano
Cuidar Assistência/Divulgação
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o casal estava junto há seis meses. A mulher tem outros três filhos, sendo que o mais velho tem 6 anos.
A família já era acompanhada pelo Conselho Tutelar, que recebeu denúncias de que as crianças estariam abandonadas e sem receber os devidos cuidados.
Uma das filhas, inclusive, já estava morando com outro familiar, pois, a princípio, o casal não tinha condições de manter quatro filhos, contou o delegado.
Delegado Thiago Saraiva, responsável pelas investigações
Reprodução/TV Integração
O delegado Thiago Saraiva falou também sobre a frieza do casal durante depoimento ao receber a notícia da morte da bebê.
Questionei como o casal se sentia em relação a isso e eles não esboçaram nenhuma reação de choro, nem consternação naquele momento”, revelou o delegado.
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
O casal foi encaminhado ao sistema prisional. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito deve ser concluído em 30 dias.
Vamos ouvir outras testemunhas, solicitar o laudo do Hospital João XXIII, em BH, que vai juntar com o laudo de Papagaios, para termos um panorama geral das lesões da menina, encerrou o delegado.
Entenda o caso
Segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã da última segunda-feira (25), Maria Flor deu entrada no Hospital Municipal de Papagaios desacordada, levada pela mãe e padrasto.
Exames apontaram que a menina sofreu traumatismo craniano, com afundamento parietal do lado direito, trauma de tórax, trauma abdominal e hematomas bilaterais de orelha, abaixo do queixo e em outros locais.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e a criança foi transportada para o Hospital João XXIII pela aeronave do Corpo de Bombeiros. Ela foi acompanhada da avó e de um representante do Conselho Tutelar.
O Corpo de Bombeiros informou, ainda, que a mãe alegou que Maria Flor sofreu uma queda dias atrás, mas não procurou atendimento médico, o que os agentes caracterizam como maus-tratos.
Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
Além disso, os médicos relataram aos militares que, no atendimento, tiveram dificuldade de encontrar a veia da menina, devido ao estado de desnutrição. Outro fato é que os hematomas pré-existentes não seriam recentes.
Na versão do padrasto, Maria Flor brincava no quarto com outras crianças de 5 e 6 anos, quando uma delas teria chutado uma bola, vindo a machucar a irmã mais nova.
Mãe e padrasto chegaram a ser levados para delegacia de Pará de Minas, mas, na ocasião, foram ouvidos e depois liberados por falta de elementos suficientes para a prisão preventiva ou em flagrante.
Posteriormente, os mandados de prisão temporária foram expedidos e cumpridos na quarta-feira.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Por um triz, trabalhador escapa de ser atropelado em pedágio por carro e caminhão
RETROSPECTIVA 2023: relembre as personalidades que nos deixaram no ano
📲 Siga o g1 Centro-Oeste: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu