Geral

Técnico de enfermagem reencontra bebê que salvou de engasgo após quase 2 anos em Teresina

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/12/2023 por Redação

Josean Frota, o técnico de enfermagem que performou a manobra que salvou o bebê, teve o reencontro emocionante com a família do pequeno Ângelo Micael durante essa semana de Natal. Técnico de enfermagem reencontra bebê que salvou de engasgo há 2 anos
O técnico de enfermagem Josean Frota reencontrou, durante o fim de semana do Natal, o bebê Ângelo Micael, que salvou de um engasgo em fevereiro de 2022 em Teresina. O reencontro aconteceu na casa da família do pequeno na Vila Ferroviária, Zona Sul da capital, após quase 2 anos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
É muita alegria e gratidão primeiramente a Deus e segundo a ele porque eu vi o meu filho em uma situação desesperadora, eu imaginei que ele iria morrer, mas eu entreguei a vida do Ângelo nas mãos de Deus e segundo nas mãos dele [Josean] que fez toda a diferença, relata Laissa Andressa, mãe de Ângelo.
Na época, o pequeno Ângelo tinha apenas 9 meses e havia se engasgado com a própria saliva, o bebê foi socorrido para o Hospital do Monte Castelo, na Zona Sul, onde Josean trabalhava na área exclusiva para atendimento de Covid-19.
O reencontro aconteceu nesse fim de semana de Natal e comoveu Josean e os pais da criança, Laissa e Anthony Luan, que expressaram muita gratidão pelo profissional, além do medo que sentiram de perder o filho e alívio ao ver o bebê bem e sem sequelas.
Especialista fala sobre cuidados
A pediatra Lorena Mesquita explica que crianças menores de três anos tem mais propensão a engasgos devido à anatomia da traqueia que facilita a obstrução com sólidos e líquidos impedindo a passagem de ar, devido a isso, engasgos com saliva são muito comuns.
O alimento, ao passar pela traqueia, pode obstruir e assim causar um engasgo e até mesmo a dificuldade de passagem de ar para essa criança, o que pode ocasionar, em casos mais graves, a dificuldade de respiração. Então nós devemos tomar cuidado, principalmente, na hora de dar o alimento para a criança, explica a pediatra Lorena Mesquita.
Relembre o caso
O atendimento emergencial aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2022, foi o avô de Ângelo que o levou ao Hospital do Monte Castelo, o mais próximo da casa da família. Josean Frota recebeu o bebê e logo percebeu que se tratava de um engasgo, imediatamente performou uma manobra de desengasgo por três minutos até ouvir o choro do bebê.
Foi tudo muito rápido, cerca de 20 minutos todo o atendimento. Quando o carro chegou no hospital, eu estava aqui na frente e fui orientar para um possível desavisado que só atendia casos de Covid-19. Mas quando eu cheguei perto, vi o bebê no colo dela meio roxinho, e a mulher chorando, pedindo ajuda. Então eu peguei ele e foi tudo muito rápido, lembrou Josean.
A mãe relatou que após o desengasgo o bebê ficou febril, na época, normal para a idade. Atualmente, a criança encontra-se saudável e sem nenhuma sequela do engasgo.
Técnico de enfermagem reencontra bebê que salvou de engasgo após quase 2 anos em Teresina
Reprodução
Técnico de enfermagem reencontra bebê que salvou de engasgo após quase 2 anos em Teresina
Reprodução
Pequeno Ângelo Micael com o técnico de enfermagem
Arquivo Pessoal
*Estagiária sob supervisão.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 ‎Participe do canal do g1 Piauí no WhatsApp
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu