Geral

Entenda doença autoimune que matou jovem após cirurgia para retirada do intestino

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/12/2023 por Redação

Segundo o médico Renato Amorim, a doença de Crohn é crônica e precisa de acompanhamento. Servidor público Iago Matos Silva, de 32 anos, morreu por complicações. Iago Matos morreu aos 32 anos, em Palmas
Arquivo Pessoal
A doença de Crohn, que provocou a morte do servidor público Iago Matos Silva, de 32 anos, é uma inflamação gastrointestinal muito grave. Pode atingir várias faixas etárias, desde adultos e crianças, homens e mulheres. Quanto mais tardio o diagnóstico, mais complexo pode ser o tratamento e gerar complicações.
Para entender melhor o que é essa condição, o g1 conversou com médico gastroenterologista e endoscopista Renato Amorim, que afirmou que independente do estágio em que estiver, o paciente precisa de acompanhamento.
O médico explicou que os sintomas característicos da doença crônica podem afetar todo o sistema gastrointestinal, desde a boca até o ânus, passando pelo esôfago, estômago e pelos intestinos delgado e grosso.
“O paciente pode começar com dores abdominais, quadro diarreia com presença de muco e sangue, emagrecimento, anemia e hoje sabemos que paciente portador da doença inflamatória intestinal tem o risco aumentado para o câncer colorretal. Por isso é muito importante após o diagnóstico ter o acompanhamento, realização de exames radiológicos endoscópicos”, afirmou Renato.
Iago Matos atuou na Diretoria de Comissões da Câmara Municipal de Palmas. O último trabalho foi como servidor contratado da Secretaria Estadual da Educação. A tia dele, Simone Matos da Silva, disse que os sintomas começaram quando Iago tinha 15 anos, mas o diagnóstico só veio aos 17.
Jovem que morreu em tratamento contra a doença de Crohn gostava de viajar
Depois de anos tratando a condição e quatro cirurgias, a última delas realizada em novembro deste ano, o estado de saúde de Iago piorou. Ele ainda chegou a perder 16 kg. Esse quadro pode ser comum em graus mais elevados da doença, segundo o gastroenterologista, e nenhum paciente é igual ao outro.
“A doença pode se manifestar de diferentes formas, desde uma mais leve, onde o controle se dá com medicações orais e injetáveis, e o acompanhamento, lógico, quando de formas mais avançadas, onde o diagnóstico é mais tardio e o paciente já passa por uma cirurgia nesse primeiro momento. Não é incomum que o paciente que passa pela cirurgia tenha outras recorrentes, porque o quadro já é mais avançado”, afirmou.
A prevenção é difícil, segundo o médico especialista, já que para a doença de Crohn fatores genéticos e comportamentais podem influenciar no aparecimento dos sintomas. “Mas como qualquer doença crônica, ter uma boa dieta e exercícios físicos sempre ajudam a prevenir”, alertou.
O especialista ressalta que não há uma cura definitiva, mas existe tratamento e acompanhamento especializado que pode levar o paciente a ter uma vida praticamente normal.
“Com alguns cuidados a mais como por exemplo evitar bebidas alcoólicas, não ser usuário de drogas e um fator muito importante é sempre se dedicar a ter um estilo de vida saudável. Isso é algo primordial”, orientou o gastroenterologista.
Iago Matos morreu em tratamento contra doença de Crohn
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM:
Jovem com doença de Crohn perde 16 quilos em um mês e morre após cirurgia para retirar parte do intestino
Mãe diz que ofereceu rins para tentar salvar filho, morto após complicações da doença de Crohn: ‘Lutamos por 17 anos’
O caso de Iago
Ao longo dos últimos anos, o jovem perdeu boa parte dos intestinos grosso e delgado e lutou para aproveitar a vida com a família e amigos. Foi submetido a um procedimento cirúrgico no Hospital Geral de Palmas, onde morreu.
A família contou que Iago buscou tratamento, adequou a alimentação, começou a fazer exercícios físicos e foi tentando conviver com a doença. Depois da última cirurgia, em novembro, ele desenvolveu infecção e precisou de intubação. “Houve infecção e comprometeu pulmão e rins. Antes da morte, sofreu parada cardíaca, fez diálise, mas não teve mais êxito. Ele não respondia mais e morreu no domingo”, disse Simone, tia de Iago.
Ele foi enterrado na segunda-feira (18), em Palmas e amigos e parentes lamentaram a morte.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu