Geral

Unifor conquista prêmio por serviços fiscais e contábeis prestados à sociedade

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/12/2023 por Redação

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor obteve a terceira posição entre NAFs do Nordeste, sendo o primeiro lugar no Ceará. A orientação à população é realizada por alunos voluntários, sob a supervisão da coordenação do curso e do núcleo
Arquivo pessoal
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foi destaque nacional da Rede NAF em 2023. Em premiação realizada no dia 11 de dezembro pela Cidadania Fiscal da Receita Federal na 3º Região Fiscal, o projeto de extensão conquistou o 1º lugar do Ceará e 3º do Nordeste na categoria de maior quantidade de serviços prestados à sociedade.
O NAF é um programa de Cidadania Fiscal que tem como objetivo fornecer assistência fiscal gratuita, tanto presencial quanto remotamente, para pessoas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. Ainda nessa linha, o programa busca aumentar a conscientização tributária e incentivar a cidadania ativa.
Inaugurado em 2014, o NAF da Unifor estimula a troca de experiências e conhecimentos técnicos entre as instâncias fiscais (Federal, Estadual e Municipal) e a universidade. Isso amplia a perspectiva dos estudantes do curso de Ciências Contábeis em relação ao campo da contabilidade. O programa realiza atendimentos, treinamentos e palestras que enriquecem a compreensão prática das questões contábeis e tributárias do dia a dia.
O professor Paulo Gomes, coordenador do grupo de apoio fiscal e tributário, enfatiza que a premiação é uma maneira de reiterar o propósito do grupo: garantir atendimentos acessíveis e de qualidade. “O prêmio que recebemos da Receita Federal é o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido que fizemos durante o ano de 2023. Essa premiação nos estimula e nos incentiva a fazermos ainda mais e melhor em 2024”, afirma o docente.
Já para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifor, Alexandra Siebra, a premiação reconhece o trabalho e o comprometimento dos alunos e docentes envolvidos no programa.
O reconhecimento da Receita Federal do Brasil por meio dessa premiação destaca a qualidade e efetividade do trabalho realizado pelo NAF da Unifor. Essa conquista não só enaltece o curso de Ciências Contábeis, mas também fortalece a parceria entre a Universidade e a Receita Federal, reforçando o compromisso com a cidadania fiscal e a formação de profissionais qualificados na área contábil, destaca Alexandra.
Ciências Contábeis é na Unifor
O curso de Ciências Contábeis da Unifor é projetado para aqueles que buscam a excelência na formação e têm o desejo de compreender nuances dessa área estratégica. Para quem almeja ser capaz de analisar minuciosamente as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais, este curso proporciona uma base sólida de conhecimento.
Ao longo da formação, os estudantes desenvolvem habilidades para produzir informações estratégicas vitais para o sistema gestor de diferentes instituições. Isso inclui a capacidade de oferecer soluções assertivas voltadas para questões financeiras, tributárias e patrimoniais de uma empresa. O aprendizado abrange também atividades práticas, como o registro de receitas, despesas, custos e lucros, além de oferecer uma visão abrangente para auxiliar no controle eficaz do negócio.
Para aqueles que planejam atuar tanto no setor público quanto na esfera privada, o curso oferece uma preparação abrangente com matriz curricular atualizada. Os graduados estarão aptos a desempenhar funções nas áreas de gestão contábil, controladoria, auditoria, perícia, compliance e gestão societária, tributária e governamental.
O profissional formado pelo curso de Ciências Contábeis da Unifor emerge como um gestor da informação, desempenhando papel fundamental ao fornecer subsídios cruciais para a tomada de decisões nas organizações, contribuindo assim para o sucesso e a eficiência nos ambientes empresariais diversificados.
Estude na Unifor em 2024.1

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu