Geral

Transporte intermunicipal gratuito na Grande Fortaleza é sancionado

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/12/2023 por Redação

O governador Elmano de Freitas sancionou o programa nesta segunda-feira (18). Os cartões começarão a ser entregues na quarta-feira (20). Projeto VaiVem Livre, que garante passagem gratuita na Região Metropolitana de Fortaleza, foi aprovado
Daniel Aragão
O governador Elmano de Freitas sancionou o projeto de lei que cria o programa VaiVem Livre, que estabelece gratuidade de passagens no transporte público entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os estudantes são os primeiros beneficiados pelo programa. Nesta quarta-feira (20), os primeiros cartões serão entregues.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ainda conforme o governador, a iniciativa abrangerá, nesta primeira fase, todos os estudantes da RMF, de instituições públicas e privadas, que estejam regularmente matriculados em um município diferente do seu local de moradia. É preciso ter carteira de estudante válida para a macrorregião.
O programa assegura uma passagem de ida e uma de volta nos deslocamentos entre os municípios da RMF com destino a Fortaleza, publicou Elmano nas redes sociais.
Relembre a tramitação do projeto
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, sem votos contrários. O programa fornece uma passagem de ida e uma passagem de volta para os beneficiários.
A Arce será responsável por gerir o programa VaiVem Livre. Conforme a agência, os estudantes serão os primeiros beneficiados. Já outros possíveis beneficiários serão definidos posteriormente pelo governo do Ceará via decreto.
Passe Livre Estudantil oferta passagens grátis em Fortaleza; veja como funciona
Como funciona o passe livre nos ônibus de outras cidades do Brasil
Pelo projeto, os beneficiários vão receber um bilhete eletrônico, o Cartão VaiVem, cadastrado com o CPF do usuário.
A proposta também prevê que a implantação ocorra de forma gradual, tanto no número de municípios atendidos quanto nas categorias de usuários beneficiados.
Atualmente, a Região Metropolitana de Fortaleza é composta de 19 municípios, incluindo a capital:
Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante
São Luís do Curu
Paraipaba Paracuru
Trairi
O projeto prevê que o governo estadual pode estender a gratuidade intermunicipal ao serviço de trens do Metrofor. Atualmente, além de Fortaleza, apenas três municípios da RMF possuem estações do Metrofor: Caucaia, Maracanaú e Pacatuba.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu