Geral

FISIOTERAPIA PÉLVICA: A PRÁTICA QUE VOCÊ DEVERIA COMEÇAR AGORA

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/12/2023 por Redação

Exercícios ajudam na relação sexual, na hora do parto e evitam a incontinência urinária Dra Edinéia Castro dos Santos Vaz
Arquivo
Temos para cada fase da vida e para cada problema que nos sobrevém, uma especialidade para procurar, não é verdade. Se o problema é coração vamos ao cardiologista, se é no ouvido otorrino, se é estomago gastroenterologista e quando o assunto são as disfunções que atingem o assoalho pélvico, você sabe qual profissional procurar?
O Fisioterapeuta Especialista nas disfunções Pélvicas é o profissional que vai te ajudar, só ele é habilitado para Reeducação e Reabilitação desse grupo muscular. Agora que você já sabe quem procurar, vou te mostrar a real necessidade de uma avaliação e prática dos exercícios pélvicos tanto de forma preventiva como para tratar disfunções que acometem esse grupo muscular e os órgãos que se localizam dentro da Pelve.
Só para relembrar, o que é o Assoalho Pélvico? Ele é formado por músculos e ligamentos na região baixa do abdômen, sendo responsável por sustentar órgãos como bexiga, útero e intestino. Esses músculos e ligamentos, formam uma cama elástica que precisa estar forte para suportar esses órgãos e resistente para mantê-los em seus lugares de origem. Canais da uretra, vagina e reto perpassam essa região, e por isso o bom funcionamento dela influencia na continência fecal e urinária, além da função sexual.
É importante sabermos que conforme envelhecemos, assim como qualquer outra musculatura, ele perde tônus. Agora fala sério! Quem pensa no assoalho pélvico quando o assunto é exercitar os músculos? Poucos! Muitas vezes, as pessoas sequer sabem que essa região existe e da importância de fortalecê-la. Mas, eu te desafio a fazer uma avaliação dessa região, conhecer e intender o funcionamento dela e ter o domínio sobre suas funções fisiológicas com a prática dos exercícios perineais. E por meio da fisioterapia pélvica, você vai evitar, dores na relação sexual, solucionar problemas de disfunções pélvicas, amenizar sintomas da menopausa, aliviar cólicas menstruais e até prevenir constipação, incontinências urinárias e doenças relacionadas à vagina.
Falando em conhecer e fortalecer esses músculos, é importante saber o que enfraquece o assoalho pélvico? Sobrepeso e excesso de atividades físicas com alto impacto ou uso de força, levam ao desgaste dessa parte do corpo, principalmente quando feito de forma inconsciente, ou seja, sobrecarregá-los sem ter consciência de contrair, recrutar e relaxar essa musculatura, preservando-as de forma correta.
Naturalmente, as mulheres têm maior propensão ao enfraquecimento dessa musculatura. Na gravidez, por exemplo, o peso do bebê e as mudanças que ocorrem no corpo para que a criança nasça, fazem o assoalho pélvico enfraquecer. A funcionalidade também é comprometida aos 45 anos, quando a menopausa se aproxima e a queda hormonal diminui a flexibilidade dele. Por isso, muitas pessoas não conseguem segurar o xixi, já que os músculos estão fracos e incapaz de apertar a uretra. A partir daqui você já começa a intender a grandiosidade de se ter um Assoalho pélvico funcional, onde esses músculos conseguem oferecer suporte e bom funcionamento para sistemas tão importantes como urinário, intestinal e sexual do ser humano.
Quando falamos em benefícios da fisioterapia pélvica para o sexo, isso significa melhorar a circulação sanguínea local, o que aumenta a lubrificação e melhorara a sensibilidade da região. Assim, com a prática, você tem mais prazer durante o ato sexual. Também é levado mais sangue para a região do clitóris, que tem bastante terminações nervosas, isso significa que você consegue facilitar e intensificar os orgasmos. Assim como prepara o corpo da mulher na gestação antes, durante e depois do parto e auxilia na diminuição de dores na Endometriose e outras disfunções pélvicas. Fisioterapia Pélvica é uma Especialidade necessária em sua vida, inclua em seus exames de rotina e faça dela sua prática diária.
Por que é importante fazer os exercícios pélvicos supervisionado por um profissional especializado?
Porque é recomendação dos melhores artigos científicos da Sociedade Internacional de Urologia.
Sabe quando a pessoa vai à academia pela primeira vez e faz todos os movimentos errados porque não recebeu instrução? É isso que pode acontecer quando você parte logo para os exercícios, sem consultar um especialista em fisioterapia pélvica. É preciso fazer uma avaliação minuciosa e global de todo complexo pélvico, e não estou falando de Pompoarismo e nem tão pouco de prender e soltar, pois quando você aciona essa musculatura de forma errada, pode levar a disfunções graves.
É preciso conhecer para cuidar porque a Saúde é conservada pela observação do próprio corpo. A avaliação funcional do Assoalho Pélvico te proporciona o reconhecimento da capacidade, eficácia, tonicidade e resistência da contração voluntária desse grupo muscular. Isso vai te dar conhecimento e ação de autocuidado com essa região.
Músculos em perfeito funcionamento precisam ter: Força (capacidade de apertar); resistência (capacidade de segurar este aperto por um bom tempo); explosão (capacidade de contrair e relaxar rápido); coordenação motora(capacidade de contrair de formas diferentes) e Propriocepção (capacidade de sentir sua musculatura contrair). Por isso é importante fazer uma avaliação e aprender como fazer os exercícios no consultório para depois realiza-los em casa.
Instagram: draedineiavaz
Fisioterapeuta graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba; Pós graduada em Geriatria e Gerontologia(FCMPB); Especialista em Fisioterapia Uroginecológica pela Universidade Gama Filho( Rio de Janeiro- RJ) Pós-graduada em Saúde Pública e Gestão em Saúde pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro -RJ) Fisioterapeuta Pélvica da Physio Life Manaus ; Fisioterapeuta e Gestora da Clinica Reabi & Pelvi (Manaus Am) ; Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher.(ABRAFISM).

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu