Geral

Agricultores e pecuaristas do extremo sul da Bahia reclamam da COELBA por falhas na energia

Cidades - com informações do LiberdadeNews

Rastro101
Com informações do LiberdadeNews

15/12/2023 por Redação

/

Teixeira de Freitas: A Associação dos Agricultores e Pecuaristas do Extremo Sul da Bahia (AAPEX) solicitou uma reunião com o responsável técnico da COELBA para cobrar soluções para os constantes problemas no fornecimento de energia elétrica na região. Segundo a AAPEX, as falhas e as variações de tensão na rede têm causado danos irreparáveis em toda a cadeia do agronegócio, desde o produtor rural até a agroindústria.

A AAPEX afirma que a má qualidade da energia tem provocado a queima de motores e equipamentos, além de impedir o funcionamento de sistemas de irrigação, resfriadores, fábricas de ração, equipamentos de comunicação e outros. Com isso, a produção agropecuária tem sido prejudicada, pois as lavouras não estão sendo irrigadas corretamente, o abastecimento de água para os animais está comprometido e os trabalhadores ficam sem energia por horas.

A situação é tão grave que está afetando a geração de empregos e a arrecadação de impostos na região, uma vez que a perda de produção no campo já é real. A AAPEX estima que, considerando toda a cadeia produtiva que é severamente impactada pela queima frequente de motores de irrigação das lavouras, os prejuízos ultrapassem um milhão de reais por mês.

A AAPEX alerta que, se medidas imediatas não forem tomadas para resolver o problema da oscilação da energia, a safra do primeiro semestre de 2024 estará irremediavelmente comprometida. A associação espera que a COELBA se sensibilize e implemente soluções práticas para solucionar o problema que é sistêmico e que precisa de atenção especial por parte da empresa.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Link curto:

TÓPICOS:
Bahia

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu