Esporte

Bahia utiliza 27 atletas da base em 2023, mas 70% deles em no máximo dois jogos

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/12/2023 por Redação

Maioria da garotada revelada pelo Tricolor foi alternativa para dois jogos na reta final do Baiano O Bahia utilizou 60 jogadores em 2023, 27 de suas divisões de base, um número que pode ser considerado bom. O problema, no entanto, é que 70% desses atletas revelados pelo clube participaram apenas de no máximo duas partidas, nas quais o Tricolor optou por um time alternativo ou misto, na reta final da primeira fase do Campeonato Baiano.
Siga o ge Bahia nos Canais do Whatsapp
O que a temporada de 2023 deixou de lições para o Bahia de 2024
A primeira vez foi na vitória sobre o Doce Mel, por 1 a 0, pela oitava rodada do Campeonato Baiano. Everton, que na ocasião fazia parte do time profissional do Tricolor, marcou o gol do jogo. O atacante fez quatro apresentações pelo Esquadrão este ano, antes de defender o Londrina por empréstimo.
Neste confronto, apenas seis atletas faziam parte da equipe profissional do Bahia, enquanto os demais eram do elenco sub-20. Já na derrota de goleada sofrida para o Itabuna, por 4 a 0, pela última rodada da primeira fase do Estadual, todos os jogadores eram da equipe sub-20.
Veja os 27 jogadores da base que jogaram pelo profissional do Bahia em 2023:
Goleiros: Eric;
Laterais: André, Matheus Bahia, Ryan, Douglas Borel, Hygor, Alex Ferreira, João Vitor e Daniel Gomes;
Zagueiros: Gabriel Xavier, Nathan Silva, Marcello e Luis Rodrigo;
Meio-campistas: Miquéias, Vitinho, Patrick Verhon, Sidney, Victor Lustosa e Erick;
Atacantes: Léo Guerra, Tiago, Everton, Gustavo Kawã, Kennedy, Roger Gabriel, João Coni e Lucas Aruba.
Entre todos esses atletas, 19 marcaram presença nas duas partidas mencionadas do Baianão e 18 estrearam profissionalmente. A exceção é Vitor Lustosa, meia que disputou jogos profissionais pelo São Luiz-RS, em 2022.
Estrearam pelo profissional em 2023:
Nathan Silva: 2 jogos
Vitinho: 2 jogos
Léo Guerra: 2 jogos
Tiago: 2 jogos
Sidney: 2 jogos
Alex Ferreira: 2 jogos
Gustavo Kawã: 2 jogos
Eric: 1 jogo
Marcello: 1 jogo
Hygor: 1 jogo
Luis Rodrigo: 1 jogo
Kennedy: 1 jogo
João Vitor: 1 jogo
Roger Gabriel: 1 jogo
Daniel Gomes: 1 jogo
João Coni: 1 jogo
Erick: 1 jogo
Lucas Aruba: 1 jogo
Entre os 19 garotos, Roger Gabriel é o mais badalado. O atacante tem apenas 16 anos e já treinou por experiência no Manchester City, principal clube do grupo que lidera a SAF do Bahia. Em fevereiro deste ano, a joia assinou o primeiro contrato profissional com o Tricolor, até 2026.
Roger Gabriel em experiência no Manchester City
EC Bahia / Divulgação
+ Veja mais notícias sobre o Bahia
+ Confira a tabela completa da Série A
Oito atletas ganharam mais oportunidades
André, Matheus Bahia, Ryan, Douglas Borel, Gabriel Xavier, Miquéias, Patrick Verhon e Everton. Entre todos os 27 jogadores da base que estiveram em campo pelo Bahia em 2023, apenas oito deles disputaram quatro ou mais jogos.
Desses, Borel, Miquéias e Everton foram emprestados para outros clubes em busca de minutagem. Matheus Bahia, Ryan e Gabriel Xavier foram bem aproveitados, enquanto André e Verhon tiveram poucas oportunidades.
Gabriel Xavier na vitória tricolor sobre o Goiás, por 6 a 4
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Quem mais entrou em campo foi o lateral-esquerdo Matheus Bahia, 28 vezes em sua quarta temporada como profissional. Mas foi o zagueiro Gabriel Xavier quem melhor aproveitou as oportunidades.
Aos 22 anos, o defensor foi bem em seu segundo ano como profissional do Tricolor. Além de ter disputado 24 jogos e marcado um gol, Gabriel Xavier tinha a preferência da torcida até o último jogo da temporada. Muitos queriam que o atleta ganhasse a vaga de Vitor Hugo ou Kanu.
Após o fim dos jogos desta temporada, diretoria e comissão técnica do Bahia planejam o 2024, enquanto os atletas estão em férias de fim de ano. A temporada que está por vir terá jogos de Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão.
É provável, inclusive, que a garotada ganhe novas oportunidades, principalmente nos campeonatos regionais, mas que essas chances não fiquem restritas a um ou dois jogos, como foi este ano.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu