Geral

Além da poinsétia: rosas com toque dourado e estrela-de-belém são apostas no mercado das flores para o Natal

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/12/2023 por Redação

Ornithogalum, Tuias, Pinhas, Rosas e Lança-de-São-Jorge são opções, além da conhecida Bico de Papagaio, para as decorações de Natal. Mercado de flores em Holambra inova para atrair consumidores durante o Natal
Apesar de ser favorita na decoração das casas e comércios nessa época do ano, a poinsétia não é a única planta que faz sucesso.
Outras espécies também consideradas natalinas representam 7,5 milhões produtos produzidos e exportados em Holambra (SP), que é referência no ramo em toda a América Latina.
Flores e plantas como as tuias, pinhas, rosas, lança-de-São-Jorge e ornithogalum também estão ganhando força nas vendas para fins decorativos. Confira:
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A Tuia leva em média até três anos para ficar pronta de acordo com o tamanho da árvore que o cliente vai adquirir
Reprodução/EPTV
🎄 Pinheirinhos coloridos: Nas estufas de Santo Antônio de Posse (SP), as Tuias, pinheiros típico da Europa e da Ásia, são produzidas com pelo menos um ano de antecedência para o Natal. Para este ano, meio milhão de Tuias foram produzidas, 10% a mais do que em 2022.
O gerente de produção Tiago Cirino conta que já estão pensando na produção do ano que vem e 70% do estoque já está negociado. A Tuia leva, em média, até três anos para ficar pronta de acordo com o tamanho da árvore que o cliente vai adquirir, complementa o gerente.
Com o objetivo de conquistar a clientela, há empresas que atuem com a decoração das tuias. Maquiagem de neve e cores diferentes embelezam a planta as tornam ainda mais especiais.
Ornithogalum, estrela-de-belém, é aposta entre flores decorativas do Natal
Reprodução/EPTV
🌼 Flor ou estrela? Em outra cooperativa, as Ornithogalum é a principal aposta para decoração natalina. São vendidas como estrela-de-belém pelo seu formato e sua cor branca.
🌹 Rosas com cor de ouro: A criatividade nos enfeites vai desde rosas pintadas em dourado, até galhos e pinhas pegas do chão como opção de decoração.
A Andrea Wagemaker, gerente de marketing na Cooperflora, diz que o Natal é época de emoção e, por isso, as pessoas buscam por novidades nos produtos, destacando a importância da inovação no mercado das flores.
Para decorar no final de ano, rosas ganham detalhes dourados
Reprodução/EPTV
Queridinha do Natal
Em Holambra (SP), a produção das Poinsétias, as flores vermelhas de Natal popularmente conhecidas como Bico de Papagaio, começaram em julho e tiveram o início das vendas em novembro.
Foram plantados 200 mil vasos, 100% deles reservados para compra e 30% entregues para os clientes que, em sua maioria são shoppings. A previsão é que até 20 de dezembro as estufas estejam vazias.
As Poinsétias, popularmente conhecidas como Bico de Papagaio chamam a atenção pela coloração vermelha e são muito utilizadas no Natal e acabam sendo as mais procuradas nesta data
Reprodução/EPTV
Segundo o diretor do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Renato Opitz, o mercado das flores tende a recuperar a perda que teve durante da pandemia, o crescimento aproximado de faturamento é de 8%.
É toda uma época natalina, então as pessoas já entram nesse espírito bem antes. Procuram decorar as suas casas, os seus ambientes de trabalho bem antes, então isso interfere bastante na programação de produção e nas vendas, explica Renato sobre o aumento das vendas de flores.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu