Geral

Joaninha ou percevejo-escudo? Designer flagra momento entre mãe e filhotes; veja vídeo

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

09/12/2023 por Redação

Espécie é inofensiva aos humanos e se alimenta ‘sugando’ plantas. Inseto pode ser chamado popularmente de maria-fedida. Joaninha ou percevejo-escudo? Designer flagra momento entre mãe e filhotes; veja vídeo
O que é, o que é? Um inseto preto e vermelho, pequeno e cheio de bolinhas pelo corpo. Uma joaninha? Foi o que pensou a designer de joias Anielle Artusi Tchekmenian quando flagrou uma mãezinha com seus filhotes em uma folha, na cidade de Americana, no interior de São Paulo.
“Eu estava colhendo frutas com meu namorado no pomar do condomínio e, quando chegamos no pé de acerola, vi aquela cena e achei a coisa mais fofa. Fiz vídeos, pensei que era uma joaninha e que era muita sorte também ver ela com os filhotes”, conta.
Apesar da semelhança, o animal flagrado pela designer era, na verdade, um percevejo-escudo (Pachycoris torridus), também conhecido como percevejo-do-pinhão-manso.
Cena parecida foi flagrada por Luciano Bernardes, em São Paulo.
Luciano Bernardes/iNaturalist
A espécie ocorre em quase toda América e faz parte da família Scutelleridae. “O nome popular é porque uma parte do tórax deles, que é o escutelo, cobre como um escudo as asas e todo o abdômen para proteção. É por isso que muitas vezes eles são confundidos com besouros, pois o escudo parece, em um primeiro olhar, com o 1º par de asas dos besouros
Já o nome percevejo-do-pinhão-manso é motivado pelo fato de a espécie se alimentar dessa planta e ser considerada praga desta cultura. Mas, de acordo com a pesquisadora, o percevejo é fitófago, ou seja, se alimenta de partes de variadas plantas. Eles sugam essas plantas e são totalmente inofensivos aos seres humanos.
No Brasil, esse inseto pode chegar a medir dois centímetros, sendo as fêmeas geralmente um pouco maiores que os machos. O curioso é que cada indivíduo do percevejo-escudo pode apresentar cores diferentes.
Percevejos-escudo podem possuir diferentes colorações
Reinaldo Elias/Carlos Mattos Raposo/Cristian Londoño/Marcio Campelo/Hudson Soares/Sophie Giriens, na sequência
“Eles possuem uma variabilidade gênica que faz com que sejam policromáticos. Dentro de uma mesma população, no mesmo grupo de indivíduos, podemos encontrar diversas cores. Isso pode ser devido a alguma vantagem evolutiva, mas não se sabe, é uma questão a ser investigada que também acontece em outros gêneros”, explica Aline.
Em relação ao cuidado com os filhotes, cena flagrada por Anielle, é uma constante na espécie. “A fêmea fica sobre os ovos e sobre as ninfas menorzinhas, que ainda estão no primeiro instar (estágio de desenvolvimento). Elas cuidam da prole até o segundo instar, quando as ninfas, como em quase todos os percevejos, começam a se dispersar e a buscar o próprio alimento”, diz a bióloga.
Mesmo depois de saber que não era uma joaninha, Ani continuou feliz com o encontro. “Fiquei feliz por estar presente ali no momento, de repente se eu tivesse avoada nem teria percebido a cena. E também por ter visto isso pela primeira vez, hoje em dia muitas vezes perdemos o contato com a natureza e é algo muito legal”.
LEIA TAMBÉM
Maria-fedida usa perfume para atrair o parceiro
Xixi de cigarra? Veja o vídeo e entenda o comportamento do inseto
Vida de inseto: o que tesourinhas e baratas têm em comum?
Percevejo-escudo também poder ser chamado popularmente de maria-fedida
Caio Barbosa/iNaturalist
Percevejo ou maria-fedida?
Toda maria-fedida é um percevejo, mas nem todo percevejo é uma maria-fedida, já que o nome popular é mais utilizado para percevejos da família Pentatomidae.
“Em relação ao percevejo-escudo, ele pertence a uma outra família bastante próxima do ponto de vista evolutivo, mas também exala odor por glândulas situadas no tórax (adultos) ou no abdômen (ninfas)”, esclarece Aline.
Das 677 espécies de marias-fedidas descritas no Brasil, 52 são endêmicas do País.
Ricardo Brugnera
Esse comportamento, de acordo com a pesquisadora, pode ter diversas funções: agregação de indivíduos da mesma espécie, acasalamento e até para defesa contra predadores.
Por se tratar de um nome popular e também por possuir semelhanças, o percevejo-escudo pode ser tratado também como uma maria-fedida.
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu