Geral

MT deve registrar 2,3 mil novos casos de câncer de pele até 2025, diz pesquisa

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

08/12/2023 por Redação

No último mês do ano, a Campanha Dezembro Laranja reforça o alerta sobre os cuidados com a pele e a prevenção da doença. A campanha Dezembro Laranja reforça o alerta sobre os cuidados com a pele e a prevenção da doença
Marcus Mesquita/Prefeitura de Cuiabá
🧐Já passou protetor solar hoje? O estado de Mato Grosso deve registrar 2,3 mil novos casos de câncer de pele até 2025, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
No último mês do ano, a campanha Dezembro Laranja reforça o alerta sobre os cuidados com a pele e a prevenção da doença.
Ainda segundo os dados, 1,060 homens e cerca de 1,2 mil mulheres em todo o estado de Mato Grosso desenvolverão o câncer de pele. Na capital Cuiabá a previsão é de 460 novos casos de câncer de pele até 2025.
Já no cenário nacional, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer em todo o Brasil , 483 mil se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma.
O câncer de pele não melanoma é estimado como o mais comum no país, com 220 mil casos novos, seguido pelos cânceres de mama, com 74 mil e próstata, com 72 mil novos casos.
MT é o 3° estado com maior registro de focos de calor do país
De acordo com a dermatologista Vanessa Castelli, o verão é a estação em que se deve tomar mais cuidado com a pele, por causa da constante exposição aos raios solares.
“Em dezembro a gente chama a atenção de toda a população, mas são cuidados que devemos ter durante o ano todo. A orientação é ficar de olho nos sinais de alerta, pintas que não cicatrizam a mais de um ano, formam casquinhas, nunca melhoram e pintas escuras que sofrem alterações”, disse.
Ainda segundo a dermatologista, algumas pessoas são mais predispostas a desenvolver câncer de pele, como indivíduos que nascem com olhos e pele claros, possuem histórico de câncer na família e até quem já teve câncer de pele alguma vez na vida, pode voltar a desenvolver a doença.
Confira abaixo como se prevenir e se proteger do calor:
⛅Orientações
🚰Beber bastante água e andar pela sombra;
☀️Reaplicar o protetor solar a cada 2h se estiver exposto ao sol; Caso trabalhe em local fechado, reaplicar o protetor quando acordar e na hora do almoço;
😎Usar roupas de proteção UV (manga comprida, chapéu), proteger a orelha e nuca;
👨‍⚕️Tipos de câncer de pele
O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado e anormal de células que formam as camadas da pele, o maior órgão do corpo humano. Existem os tipos de câncer de pele:
Veja os tipos de câncer de pele
Arte/TV Globo
O não melanoma: mais comum no país, que pode ser desenvolvido como carcinoma basocelular (nas células basais, presentes na camada mais profunda da epiderme) ou carcinoma espinocelular (células escamosas, que formam as camadas superiores da pele);
O câncer do tipo melanoma (originado no melanócitos, células produtoras da melanina, responsáveis pelo pigmento da pele) que, embora menos comum, é considerado um tumor mais agressivo e que, em estágio mais avançado, pode atingir outros órgãos.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu