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Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher encerra com blitz educativa

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

08/12/2023 por Redação

Ato simbólico do Laço Branco reunirá profissionais que integram a rede de proteção da mulher no município de Santarém. Blitz educativa contra violência contra a mulher fez parte da programação 16 dias de ativismo em Santarém (imagem ilustrativa)
Marcello Silva/Divulgação
Uma blitz educativa com ato simbólico Laço Branco marca na próxima segunda-feira (11), o encerramento das atividades da Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher, em Santarém, oeste do Pará. A blitz que inicia às 18h, na Praça de Eventos da Anysio Chaves, bairro Aeroporto Velho, é organizada pelo Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
A campanha é uma mobilização global da sociedade civil e governo para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. O tema deste ano é: Basta! Violência contra à mulher.
Na última segunda-feira (4), a secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, esteve em Santarém participando de um bate-papo com os profissionais da rede e autoridades de Santarém e municípios próximos, no Centro Regional de Governo. Na oportunidade, Paula Gomes falou sobre os trabalhos da rede de proteção e defesa da mulher.
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O Laço Branco
O Laço Branco é um movimento que começou no Canadá em 1991. O objetivo é conscientizar os homens sobre a violência de gênero contra as mulheres. A campanha é realizada anualmente desde então.
O movimento surgiu a partir de um episódio triste, o “Massacre de Montreal”, ocorrido em 6 de dezembro de 1989, quando um homem entrou armado em uma escola, matando 14 mulheres e ferindo outras dez. Antes de se suicidar, o atirador fez disparos pelos corredores, gritando “Eu odeio as feministas”. Para que a morte das mulheres – e sua motivação – não fosse esquecida, a data foi transformada em marco ao combate à violência contra as mulheres.
A campanha é replicada em aproximadamente 60 países, de todos os continentes.
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