Geral

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos na zona urbana de Juruti começa na segunda, 11

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

08/12/2023 por Redação

A doença é considerada de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. Vacinação antirrábica será realizada de casa em casa, em Juruti, oeste do Pará
Prefeitura de Juruti / Divulgação
A Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Juruti, oeste do Pará, realiza no período de 11 a 14 deste mês, na zona urbana do município, a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h.
A cada dia da semana a equipe estará em um bairro da cidade, para vacinação de casa em casa, por isso a Divisão de Vigilância em Saúde pede aos tutores dos pets que aguardem os profissionais em suas residências conforme o cronograma abaixo:
Dia 11 - Bairros: Maracanã, Nova Conquista e Jardim Tiradentes
Dia 12 - Bairros: Centro, Bom Pastor e Nova Jerusalém
Dia 13 - Bairros: Palmeiras, Santa Rita e Nova Vitória
Dia 14 - Bairros: Nova Vitória e São Marcos.
A diretora da Divisão de Vigilância em Saúde de Juruti, Marjorie Canto, alerta que a vacinação continua sendo uma das principais ações de controle da raiva, responsável pela diminuição do número de casos da doença entre cães e gatos, e, consequentemente, da raiva humana.
Por ser uma ação da Saúde Pública, fica mantida a recomendação de vacinar cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.
Vacinação é recomendada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida
Prefeitura de Juruti / Divulgação
Raiva animal
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A doença é considerada de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.
Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:
Mal-estar geral;
Pequeno aumento de temperatura;
Anorexia;
Cefaleia;
Náuseas;
Dor de garganta;
Entorpecimento;
Irritabilidade;
Inquietude;
Sensação de angústia.
A raiva é transmitida aos humanos através da saliva de animais contaminados com o vírus.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu