Geral

Torresmaço: evento marca reconhecimento do torresmo como patrimônio de município do RS

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/12/2023 por Redação

Lei municipal será assinada nesta sexta (8). Primeira edição começou nesta quinta (7) e vai até domingo (10) em Fagundes Varela, na serra gaúcha. Fagundes Varela recebe título de Terra do Torresmo
Pão de torresmo, pizza de torresmo, sopa de torresmo, patê de torresmo… todas essas são iguarias que estão à disposição da população em Fagundes Varela, na Serra do Rio Grande do Sul, até o próximo domingo (10). Isto porque começou nesta quinta-feira (7) o Torresmaço, evento que celebra a oficialização do torresmo como patrimônio material e imaterial do município localizado a cerca de 180 quilômetros de Porto Alegre, que já é chamado de Terra do Torresmo.
Nesta sexta-feira (8), a lei que torna o torresmo patrimônio do município de Fagundes Varela será assinada durante o Torresmaço. A iniciativa partiu da prefeitura e foi aprovada na Câmara de Vereadores do município e será oficializada na abertura da Bella Festa, tradicional festividade da cidade que ocorre em paralelo ao Torresmaço. A prefeitura ainda vai buscar o reconhecimento junto ao governo do estado.
A estimativa é de que cerca de meia tonelada de torresmo seja produzida durante o evento. Para isso, serão utilizadas de mais de três toneladas de toucinho.
Preparo do torresmo em Fagundes Varela
Reprodução / RBS TV
De acordo com a secretaria municipal de Gestão, Finanças e Desenvolvimento Econômico, a decisão reflete o papel que o torresmo desempenhou no desenvolvimento do antigo distrito de Bella Vista, como era conhecido Fagundes Varela no início do século XX, quando ainda era um distrito de Veranópolis.
Segundo moradores, a produção de torresmo em Fagundes Varela foi uma força econômica no passado, devido à presença de frigoríficos e do comércio de produtos suínos. O apreço pela iguaria, porém, passa de geração para geração.
Primeiramente, tem que ter uma banha boa, de qualidade, e um fogo de acordo para fazer torresmo. Eu aprendi a fazer com meu avô, depois com meu pai. Convivi com meu avô 96 anos, diz Gilmar Rui, agricultor, que comenta preferir comer torresmo com vinagre, pimenta e um copo de vinho.
O Torresmaço vai até domingo e tem entrada gratuita. A organização estima que mais de 30 mil pessoas passem pelo local. O mascote do evento é o Torresmito, que teve o nome escolhido por votação popular.
Torresmaço acontece até domingo (10)
Reprodução / RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu