Geral

Precisamos falar sobre bioconstrução e arquitetura sustentável

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/12/2023 por Redação

Utilizar materiais naturais para alcançar um estilo de vida mais ecológico. Que tal? Aldeia Outro Mundo ganha destaque em programa na televisão Você já ouviu falar em bioconstrução e arquitetura sustentável? Utilizar materiais naturais na construção em busca de um estilo de vida muito mais ecológico. Pois saiba que a Aldeia Outro Mundo ganhou destaque no programa Aqui É o Seu Lugar, na TV Vanguarda, em reportagem especial sobre bioconstrução. Assista ao vídeo aqui.
Aldeia Outro Mundo na TV Vanguarda
Reprodução/ TV Vanguarda
O que é Bioconstrução?
A bioconstrução é uma prática arquitetônica que se baseia em técnicas e materiais naturais e de baixo impacto ambiental. Ela envolve a utilização de recursos renováveis e a integração harmoniosa com o ambiente circundante.
Essa abordagem ecológica promove a construção de edifícios que são saudáveis para os ocupantes e benéficos para o ecossistema local. Materiais como terra, pedra, madeira, bambu e outros elementos naturais são frequentemente empregados na construção, enquanto técnicas tradicionais e modernas são combinadas para criar estruturas resilientes e energeticamente eficientes.
E a Arquitetura Sustentável?
A arquitetura sustentável refere-se a um conjunto de práticas e técnicas de design que visam minimizar o impacto ambiental dos edifícios, desde a concepção até a construção e operação.
Ela abrange uma ampla gama de aspectos, incluindo eficiência energética, conservação de água, uso responsável de materiais e integração com a natureza circundante. A arquitetura sustentável também considera o bem-estar dos ocupantes, promovendo espaços saudáveis, confortáveis e acessíveis.
Por meio de estratégias como o uso de energia renovável, sistemas de reciclagem de água e a criação de ambientes internos saudáveis, a arquitetura sustentável busca estabelecer um equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.
Aldeia Outro Mundo
Aldeia Outro Mundo
Benefícios para o nosso planeta
A adoção de práticas de bioconstrução e arquitetura sustentável traz uma série de benefícios significativos, tanto para os indivíduos quanto para o planeta. Além de reduzir o consumo de recursos não renováveis ​​e minimizar a emissão de carbono, essas abordagens promovem a saúde e o bem-estar dos ocupantes, proporcionando ambientes internos de alta qualidade e livres de substâncias tóxicas.
Empreendedor Dêfo em entrevista para TV Vanguarda
Aldeia Outro Mundo
A utilização de materiais naturais e de baixo impacto não apenas reduz a pegada ambiental, mas também ajuda a fortalecer as economias locais e a preservar as tradições culturais. Além disso, a arquitetura sustentável contribui para a criação de comunidades mais resilientes e ambientalmente conscientes, promovendo um futuro mais sustentável e equitativo para as gerações vindouras.
Em um cenário global cada vez mais preocupado com as questões ambientais, a bioconstrução e a arquitetura sustentável representam abordagens promissoras para enfrentar os desafios do século XXI.
Ao integrar práticas tradicionais e inovadoras, essas disciplinas oferecem soluções viáveis e holísticas para a construção de ambientes habitáveis, ecologicamente equilibrados e socialmente responsáveis. Com uma abordagem consciente em relação aos recursos naturais e uma ênfase na preservação do meio ambiente, a bioconstrução e a arquitetura sustentável são fundamentais para a criação de um futuro sustentável e resiliente para o nosso planeta.
Ivana Klava em entrevista para a TV Vanguarda
Aldeia Outro Mundo
Ações na Aldeia
A bioconstrução na Aldeia Outro Mundo teve início em 2015 com cursos e mutirões conduzidos pelo arquiteto César Costa. Muitas das obras projetadas por ele foram realizadas em parceria com aprendi-zes e voluntários. César Costa também é o fundador da Bola de Barro -Harmonia na Terra, uma empresa que promove a bioconstrução por meio de projetos e cursos, unindo pessoas que desejam construir um mundo de forma ecológica e, encontrou na Aldeia, um grande apoio para seu trabalho, que o levou a residir lá também.
Aldeia Outro Mundo
Aldeia Outro Mundo
Um projeto de bioconstrução é um projeto de arquitetura especial e sensível. Na Aldeia Outro Mundo, esses projetos levam em consideração os seguintes fatores:
Escolha do local: Os altos preços dos terrenos nas áre- as urbanas dificultam a realização de empreendimentos sustentáveis como a Aldeia, que busca uma economia solidária em vez de explorar financeiramente seus habitantes. O lixo e o esgoto na cidade não são tratados de maneira responsável, comprometendo a qualidade do ar com a emissão de poluentes e bloqueando a ventilação com grandes edifícios. Isso inviabiliza um projeto baseado em saúde, bem-estar e economia de energia.
Posicionamento da casa no terreno e na Aldeia: A orientação solar e a ventilação são fundamentais na bioconstrução, levando em consideração também os princípios da arquitetura bioclimática. As casas estão sendo construídas para receber luz solar e ventilação natural em todos os ambientes, reduzindo assim o uso de lâmpadas durante o dia e eliminando a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores. As técnicas de bioconstrução, naturalmente climatizadoras, garantem não apenas a qualidade do ar, mas também a sensação de bem-estar em todos os ambientes.
Identidade dos projetos: A geometria e a tridimensionalidade de cada casa são baseadas em pesquisas realizadas com os futuros moradores, levando em conta suas necessidades e particularidades. Isso garante que cada casa tenha um design único, cheio de identidade e em harmonia com os elementos da natureza com os quais nos relacionamos, como o sol, a lua, as estrelas, o ar, o vento, a luz e a paisagem. As pessoas que moram em casas construídas com técnicas de bioconstrução sentem uma integração especial com seu ambiente. Aspectos como a cor das paredes, os materiais utilizados e as geometrias aplicadas são escolhidos para harmonizar com a vida e a visão de cada pessoa, garantindo beleza e funcionalidade ao projeto. A arquitetura na bioconstrução possibilita utilizar formas curvas e orgânicas, ganhando destaque no design da Aldeia Outro Mundo, aplicadas conforme a necessidade de cada família
Escolha dos materiais: Os materiais tradicionais de construções convencionais são utilizados apenas nas fundações das casas na Aldeia, garantindo a segurança das estruturas. Após essa etapa, são utilizados materiais regionais ou locais sustentáveis, como terra, palha, esterco, madeira e bambu. O uso de terra crua nas paredes pro- Confeccção de tijolos naturais, criados a partir de uma mistura orgânica porciona conforto térmico, mantendo a tem- peratura interna dos ambientes entre 22°C e 28°C, que é a faixa de conforto para os seres humanos. O barro como material de construção ajuda a reduzir a temperatura e possui inércia térmica, o que significa que retarda a entrada do calor na casa. Quando a terra é queimada para a confecção de tijolos cerâmicos, ela perde essas propriedades. Por isso, as edificações convencionais esquentam e esfriam rapidamente e costumam apresentar problemas de umidade. Já as paredes e rebocos naturais têm a capacidade de regular a umidade do ambiente, criando um equilíbrio ergométrico. O índice de qualidade do ar interno (IAQ - Indoor Air Quality) apontou que as construções com paredes de terra e reboco natural possuem o ar mais puro e saudável. Isso ocorre devido à capacidade da terra crua de filtrar o ar externo, quebrando as partículas poluentes e os odores. A Organização Mundial da Saúde definiu que a síndrome do edifício doente era um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados. Hoje, a OMS estima que a doença acometa pelo menos 30% dos edifícios ao redor do mundo.
A importância dos telhados verdes: Técnica viabilizada por meio de uma manta co- nhecida como geomanta, os telhados verdes trazem inúmeros benefícios, como o isolamento térmico, a absor- ção de água da chuva, a melhoria da qualidade do ar e a promoção da biodiversidade. Na Aldeia Outro Mundo, os telhados verdes são uma parte importante do projeto de bioconstrução, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável. A Aldeia Outro Mundo tem como objetivo difundir esses conhecimentos aos alunos e visitantes, desempenhando um papel social e educativo. A Aldeia se dedica a construir protótipos replicáveis de diferentes maneiras, oferecendo diversas possibilidades para minimizar o grande impacto ambiental da construção convencional.
“Na Aldeia Outro Mundo anseiamos que o máximo de pessoas se apropriem de conhecimentos, a fim de que possam atuar de maneira consciente e responsável na construção de seus lares.”
Posso participar?
Participe também de ações com bioconstrução na Aldeia Outro Mundo. Acesse nossos canais de atendimento abaixo para saber mais.
Quero saber mais sobre a Aldeia Outro Mundo
Acompanhe a seguir os canais oficiais de contato. Eventos, parcerias, novos projetos?
Instagram
Site oficial
WhatsApp: (12) 99109-0834
Acesse Aldeia Outro Mundo no g1

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu