Esporte

Galo prova que merece atenção na insana disputa pelo título

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/11/2023 por Redação

Grêmio voltou a sofrer com a desorganização de seu sistema defensivo. Time criou bastante no 2º tempo, mas é o quarto mais vazado do Brasileirão 2023 O Atlético Mineiro deu mais uma demonstração de força na reta final do Brasileirão 2023. Em confronto direto dentro do G-6, o alvinegro bateu com autoridade o Grêmio e reforçou a sensação de que é candidatíssimo a mais um troféu nacional. Qual das equipes na disputa tem três nomes como Guilherme Arana, Hulk e Paulinho em nível de atuação tão alto neste momento?
As nove vitórias em 16 jogos no 2º turno dão ao Galo a liderança simbólica deste período da competição. A equipe demorou a engrenar com Felipão, técnico com conceitos muito diferentes do antecessor Eduardo Coudet, mas a partir do momento em que houve o encaixe o alvinegro deslanchou. Os 3x0 de hoje brindaram uma atuação de estratégia muito bem pensada.
Escalações
Luiz Felipe Scolari não teve Igor Rabello suspenso e optou por Jemerson para formar a zaga com Lemos. No meio-campo sacou Alan Franco e Rubens. Edenílson e Igor Gomes ganharam chance.
Initial plugin text
Já Renato Portaluppi voltou a escalar três zagueiros depois de dois jogos. Bruno Alves e Geromel foram os desfalques do setor. Gustavo Martins ganhou oportunidade. João Pedro não esteve disponível e Fábio foi o ala-direito. Villasanti e Pepê foram outras ausências sentidas. Ronald fez a dupla de volantes com Carballo.
Initial plugin text
O jogo
O Atlético cumpriu o roteiro esperado para o 1º tempo. Jogando em casa, com o time basicamente completo e atmosfera favorável, tomou conta das ações nos primeiros minutos e foi para o intervalo vencendo. Poderia, inclusive, ter feito mais gols com as chances que criou de formas diferentes.
A estratégia inicial dos mineiros foi marcar no campo de ataque. Combatendo com intensidade, inutilizaram a saída de bola do Grêmio, fizeram desarmes e aceleraram em ataques rápidos. Bem coordenados, principalmente utilizando o talento de Hulk e Paulinho. Antes mesmo de abrir o placar já tinha produzido cinco bons lances em sete minutos.
O gol veio expondo algo que deu muito no sistema defensivo gremista na 1ª etapa: os encaixes de marcação. No modo cada um pega o seu, o time de Renato encontrou dificuldades quando alguns duelos ocorriam: Ronald x Zaracho e Cristaldo x Arana principalmente.
O argentino escapou do uruguaio em tabela com Saravia pela direita, e o meia gremista não desceu o campo com Arana na sequência do lance. O golaço do lateral atleticano abriu o placar que poderia ser ampliado por Saravia e por Jemerson na reta final da etapa, quando os anfitriões já haviam recuado o bloco de marcação para atrair o Grêmio e explorar contragolpes.
Guilherme Arana em ação durante Atlético-MG x Grêmio
Pedro Souza/Atlético
Depois dos 30 minutos, o Imortal conseguiu passar mais tempo com a bola no campo de ataque. Encontrou passes para explorar a profundidade gerada por Fábio pela direita. Teve Suárez influente na circulação da bola. Galdino teve boas participações pontuais. O empate quase veio em escanteio desviado por Lemos contra a própria meta, mas a produção esteve aquém do suficiente.
Renato tentou mudar isso com as entradas de Ferreira e Nathan Fernandes no intervalo. Bruno Uvini e Cristaldo foram sacados. O Grêmio passou a ter uma linha de quatro na defesa. Nathan e Ferreira bem abertos no ataque. Galdino e Suárez por dentro. Se abriu. Foi um time insinuante e quase empatou em dois lances nos primeiros minutos na 2ª etapa. O problema foi mais uma vez se defender bem.
E no primeiro contragolpe encaixado pelo Galo, Igor Gomes teve muito espaço para achar Hulk. O camisa 7 deixou Zaracho em ótimas condições para o argentino ampliar. Seguindo o mesmo roteiro, o próprio Hulk marcou o seu 29º gol na temporada ao receber de Paulinho em novo contragolpe. A fatura estava liquidada.
Otávio e Suárez durante Atlético-MG x Grêmio
Pedro Souza / Atlético
O Grêmio produziu boas jogadas na 2ª etapa. Voltou a chegar perto de marcar com Nathan Fernandes. Luis Suárez também seguiu perigoso, mandou uma bola na trave, mas o time não teve a mesma eficiência de outras reações neste campeonato na hora de finalizar.
O Atlético terá um confronto direto contra o Flamengo na próxima rodada, dentro do Maracanã, um jogo repleto de rivalidade e que pouca gente achou que pudesse valer algo tão relevante há algumas semanas.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu