Geral

Conheça a história da baiana Creuza Oliveira, 1ª trabalhadora doméstica a receber título de doutora honoris causa no Brasil

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

24/11/2023 por Redação

Creuza Oliveira será a primeira liderança sindical da categoria a receber essa homenagem no país. A honraria acontece nesta sexta-feira (24), às 18h, na reitoria da UFBA, em Salvador. Creuza Oliveira ganha o título de doutora honoris causa
Divulgação/Fenatrad
A sindicalista e ativista Creuza Oliveira, de 65 anos, recebe o título de doutora honoris causa, concedido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), nesta sexta-feira (24), na reitoria da unidade de ensino. A baiana é a primeira liderança sindical da categoria a receber o título no Brasil.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Uma das mais importantes líderes na luta pelas trabalhadoras domésticas, Creuza está aposentada, é presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e uma das fundadoras da Associação das Empregadas Domésticas da Bahia.
Esse título é da luta histórica das trabalhadoras domésticas. Há muitos que já passaram, já vieram e que outras que virão, que estão vindo, ressaltou.
Neste ano, Creuza Maria de Oliveira, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, recebeu honraria do governador Jerônimo
Feijão Almeida / GOVBA
Neste ano, Creuza já havia recebido o título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia, maior honraria do estado, entregue pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
✊🏾 Uma vida de lutas e ativismo
A trajetória de Creuza no trabalho doméstico teve início quando ela tinha menos de 10 anos. Embora tenha nascido na capital baiana, o registro de nascimento da ativista está vinculado a Santo Amaro, cidade localizada no recôncavo baiano.
Eu nasci em Salvador e, posteriormente, mudei para o interior. Meu pai faleceu quando tinha 5 anos, seguido pela perda de minha mãe quando eu tinha 12 . Na época, não possuía documentos oficiais, sem qualquer registro em cartório. Ao retornar à capital aos 14 anos, tive necessidade de providenciar minha documentação para poder estudar, contou ao g1.
Ao retornar para Salvador, Creuza continuou no trabalho doméstico e, aos poucos, engajou-se na luta pelos direitos da categoria.
Enquanto estudava à noite, a sindicalista passou a ter contato com trabalhadores de diversos setores, incluindo profissionais da área da saúde, da construção civil e comerciantes.
Creuza Oliveira tem uma vida dedicada aos direitos das domésticas
Arquivo pessoal
Veja reportagens do g1 sobre o Novembro Negro
Conheça história da primeira médica negra do Brasil
Durante rodas de conversas, Creuza percebeu que as trabalhadoras domésticas frequentemente sentiam vergonha de admitir sua ocupação. Essa percepção levou a ativista a ponderar sobre as inúmeras adversidades enfrentadas por ela e colegas no contexto do trabalho doméstico.
Todos os trabalhadores e trabalhadoras tinham sindicato, enquanto nós, domésticas, não tínhamos. Foi aí que me engajei nessa luta e desde então, nunca mais a abandonei, relatou.
A ativista questionava repetidamente os termos empregada doméstica e casas de família. Então na década de 80, passou a integrar um grupo de pessoas que se reuniam para discutir os direitos dos trabalhadores domésticos, duas vezes por mês.
Em 1986, foi uma das fundadoras da Associação das Empregadas Domésticas da Bahia. Na época, foi criada a associação porque a categoria ainda não era reconhecida. Portanto, não poderia ter um sindicato.
Conheça história da yalorixá que abriu as portas do terreiro para o 1º bloco afro do Brasil
Conheça história do psiquiatra negro que revolucionou o tratamento de doenças mentais no Brasil
Só após a promulgação da Constituição Federal de 1988 foi garantido o direito da categoria como sindicado. Quatro anos depois, a ativista ajudou a fundar e foi a primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia.
Creuza Oliveira foi a primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia.
Reprodução/Câmara dos Deputados
Apenas aos 21 anos, obtive meu primeiro salário, embora não correspondesse ao salário mínimo da época. Nesse mesmo período, foi a primeira vez que minha carteira foi devidamente assinada. O valor do pagamento era estabelecido pelo meu patrão, disse.
Aos 31 anos que Creuza recebeu seu primeiro salário mínimo, conforme estabelecido pelo governo após ser reconhecido como um direito, a partir da Constituição de 1988.
Doutora honoris causa
Creuza diz que todas as suas conquistas foram alcançadas na dedicação à luta e às reivindicações nos âmbitos social, trabalhista e racial. Além disso, ela destaca a importância de nomes como Laudelina de Campos Melo, Lenira de Carvalho, pioneiras na luta do trabalho doméstico.
Quem foi Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta por direitos de trabalhadores domésticos no Brasil
Lenira de Carvalho, líder do movimento sindical das trabalhadoras domésticas em Pernambuco
Ela enfatizou que o título de doutora honoris causa representa, sem dúvida, um reconhecimento da academia, uma vez que a academia tem se beneficiado significativamente de suas vivências. Esse reconhecimento, segundo ela, abrange não apenas a sua trajetória, mas a de várias colegas.
Creuza Oliveira
Mateus Pereira
Elas são frequentemente convidadas para ministrar palestras em universidades e escolas públicas, participar ativamente das novas redes sociais, além de serem convidadas para diversas conferências e congressos, onde compartilham experiências, ressaltou.
O título é de autoria do Instituto de Psicologia da universidade (IPS), que foi coordenado pela professora Elisabete Pinto.
Décadas de lutas
Este ano a PEC das Domésticas, que regulamentou o direito das trabalhadoras e trabalhadores domésticos, completou dez anos. A emenda reduziu as desigualdades trabalhistas entre trabalhadores domésticos e os demais. A atuação de Creuza e de outras pioneiras foi essencial para a categoria.
Condomínio em Salvador leva nome de empregadas domésticas.
TV Bahia
Além disso, a sindicalista foi uma das idealizadoras do Conjunto Habitacional 27 de abril, nome alusivo ao Dia Nacional das Domésticas. A moradia fica no bairro do Doron, em Salvador, os 80 apartamentos são de mulheres e trabalhadoras domésticas.
✊🏾Confira algumas homenagens e títulos recebidos por Creuza:
Título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia;
Prêmio Revista Cláudia, Mulheres que fazem a diferença”, em 2003;
Prêmio Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, em 2003 e em 2011, pela luta contra o trabalho infantil e por igualdade racial;
Ordem do Mérito do Trabalho no Grau de Cavaleira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005;
Indicada para o Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz em 2005;
Troféu Raça Negra da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, em 2013
Homenagem Mulheres Guerreiras, da Previdência Social;
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, em 2015, no Senado Federal.
LEIA MAIS
Conheça história do engenheiro e geógrafo negro Teodoro Sampaio, um dos maiores intelectuais do Brasil
Conheça a história do barbeiro baiano que oferece cortes de cabelos gratuitos nas ruas
Consciência Negra em Salvador: entenda por que a data não é feriado na cidade com a maior população preta fora da África
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu