Geral

Votuporanga confirma casos de variante da dengue desaparecido há 15 anos e gera alerta para epidemia

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/11/2023 por Redação

São sete casos suspeitos e quatro confirmados em Votuporanga (SP), todos em mulheres, entre elas uma criança de 5 anos. Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/TV Gazeta
Votuporanga, no interior de São Paulo, confirmou quatro casos de dengue do sorotipo 3, uma variante do vírus da doença que estava desaparecido e há mais de 15 anos não causava epidemias no país. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22).
Conforme a Prefeitura de Votuporanga, são sete casos suspeitos e quatro confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, todos em mulheres, entre elas uma criança de 5 anos.
O primeiro caso foi detectado em uma mulher, de 34 anos, no dia 1º de novembro, que chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhos pelo corpo, além do sangramento pela urina e pelo nariz.
Os outros três casos foram confirmados no dia 17 de novembro. Todos os diagnósticos foram identificados em um bairro na região sul da cidade e as pacientes passam bem.
Maurício Lacerda Nogueira durante entrevista coletiva em Rio Preto
Reprodução/TV TEM
Conforme explica o virologista da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), Maurício Lacerda Nogueira, são conhecidos quatro tipos do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que estão associados a epidemias. O último caso do sorotipo 3 foi identificado no noroeste paulista em 2008.
“A detecção desses casos mostra que o vírus chegou na região e é um sinal de preocupação muito grande, por dois motivos principais: toda vez que um novo tipo de vírus entra, ele vem acompanhado de uma epidemia. Nesse caso, dengue 3 é ainda pior, porque esse vírus não circula há mais de 15 anos, sendo que o último caso na região de Rio Preto foi em 2008, explica o virologista.
A secretária de Saúde de Votuporanga, Ivonete Félix Nascimento, informou que não é possível comentar sobre a gravidade do sorotipo somente pelas manifestações clínicas. Afinal, segundo ela, qualquer vírus da dengue pode causar infecções leves, graves ou até a morte.
Mosquito transmissor da dengue
Reprodução/TV Gazeta
Apesar disso, Ivonete alerta que estudos mostram que os sorotipos 2 e 3 são considerados os mais virulentos, ou seja, produzem efeitos mais graves nos pacientes.
No primeiro semestre deste ano, a Fiocruz alertou a população para o ressurgimento do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil, em específico nas regiões Sul e Norte, o que acendeu o sinal de alerta de especialistas sobre o risco de uma nova epidemia da doença causada por esse subtipo viral.
Isso porque, segundo a fundação, infecção por um dos sorotipos gera imunidade contra o mesmo sorotipo no paciente. Contudo, é possível contrair dengue novamente se houver contato com um sorotipo diferente.
Amostras de larvas do mosquito da dengue
Reprodução/RBS TV
Dessa forma, o risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre devido à baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse vírus desde as últimas epidemias.
“A dengue causa uma imunidade, ou seja uma ‘proteção’. A pessoa que foi infectada por dengue 1, por exemplo, está protegida da dengue 1 pelo resto da vida. Em um intervalo de um ano, ela também protege contra os outros sorotipos da doença. No caso da dengue 3, tem muita gente suscetível a esse vírus, diz o virologista.
Até o momento, Votuporanga possui 876 casos de dengue e 98 seguem em investigação.
O g1 questionou a Secretaria Estadual de Saúde sobre os casos que informou que não há registro deste tipo da doença em outros municípios do estado de São Paulo, nem mortes. Os casos confirmados em Votuporanga estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Sintomas
Manchas pelo corpo é um dos sintomas da dengue
Reprodução/TV TEM
Os sintomas são comuns para todas as variantes do vírus, incluindo febre, dor muscular, dor de cabeça, náuseas e manchas avermelhadas pelo corpo.
O importante é se atentar aos sinais de gravidade, como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos (nariz, boca, urina ou fezes). Ao perceber qualquer sintoma, a orientação da Secretaria é para que o morador procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.
Ações de combate
Prefeitura intensifica ações de combate à dengue
Reprodução/TV TEM
Segundo Maurício, controlar essa epidemia é impossível, mas é possível mitigar os efeitos. A partir destas confirmações, a Secretaria da Saúde de Votuporanga informou que vai seguir com a coleta de amostras em outras regiões da cidade e enviar para análise laboratorial para detectar se o vírus circula em mais locais ou se foi uma situação isolada.
No próximo sábado (25), além dos dias 9 e 16 de dezembro, agentes de saúde percorrem as casas das 7h às 13h para ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são:
Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
Retirar dos quintais objetos que acumulem água;
Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso;
Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu