Geral

Conheça a história do barbeiro baiano que oferece cortes de cabelos solidários nas ruas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/11/2023 por Redação

Trabalhador da cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, encontra pessoas nas ruas e oferece serviços gratuitos enquanto escuta histórias de vida. Barbeiro baiano faz cortes de cabelo solidários
Solidariedade, escuta, atenção, doação de tempo. É com tudo isso nas mãos e seus equipamentos de trabalho, que o barbeiro Marcos Vinícius Marques, o Vini Marques, vai às ruas em busca de um novo personagem para oferecer e divulgar seus serviços.
Vini oferece cortes solidários para desconhecidos, especialmente pessoas em vulnerabilidade social, em Praia do Forte, na cidade Mata de São João, na região Metropolitana de Salvador e em outras cidades do estado.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
A ideia de ir às ruas nasceu de uma espécie de busca ativa por clientes, após alunos do curso de Vini alegarem dificuldades para encontrar pessoas que aceitassem cortar os cabelos com iniciantes. Então, surgiu a ideia de abordar pessoas nas ruas e de ajudar um público em vulnerabilidade social.
Barbeiro baiano faz cortes de cabelo solidários
TV Bahia
Algumas pessoas não davam oportunidade de cortar cabelo, aí a gente começou a oferecer. E tinha muita gente carente que não tem R$ 35, R$ 40 reais para dar em um corte de cabelo. Aí comecei a fazer esse trampo de rua, de cortar o cabelo das pessoas, conta o trabalhador.
A partir daí, Vini passou filmar as ações. Os vídeos viralizaram e quase 100 mil pessoas acompanham o trabalho do barbeiro em apenas umas das redes sociais que utiliza.
Veja reportagens do g1 sobre o Novembro Negro
Da Cor da Bahia: a história da primeira médica negra do Brasil
Da Cor da Bahia: o psiquiatra negro que revolucionou o tratamento de doenças mentais
Da Cor da Bahia: a yalorixá que abriu as portas do terreiro para o 1º bloco afro do Brasil
Quando não está nas ruas, de Mata de São João, Salvador, Camaçari, ou outra da região metropolitana, o trabalho é feito no Clube do Talento, a barbearia que é proprietário, em Praia do Forte. Ao questionar as pessoas nas ruas, Vini alega ser barbeiro iniciante, mas a verdade é que o dom está há anos no sangue do trabalhador.
Meu avô era barbeiro. Ele que me criou. Mas só tive contato com barbearia mesmo aos 12 anos, que eu ganhei uma máquina de minha tia Neide. Foi a minha primeira máquina, contou.
Barbeiro baiano faz cortes de cabelo solidários
TV Bahia
Mas a vida de Vini e a barbearia ainda teria idas e vindas. Ele trabalhou como garçom e finalizou novos estudos práticos da barbearia para um retorno.
Com 17, 18 anos, montei minha primeira barbearia e comecei a cortar cabelo. Mas depois tive que fechar, porque eu achava que sabia cortar cabelo, mas não sabia. E aí tive que me especializar pra voltar mais forte, revela.
LEIA MAIS
Conheça roteiros que apresentam pontos turísticos de Salvador sob a ótica da negritude
Autora de Um Defeito de Cor festeja abertura de exposição sobre o livro na Bahia
Se não fosse o Ilê Aiyê: veja curiosidades sobre a história de resistência
Entre os cortes que marcaram suas ações pelas ruas, Vini destaca o caso de um homem em Salvador, que aguardava por uma cirurgia, e o de um idoso cego de Feira de Santana. Além do corte, Vini escuta as histórias de vida das pessoas.
Eu cortei o cabelo na Praça da Piedade, do senhor Alexandre. E ele tinha sofrido um acidente e estava de cadeira de roda aguardando na regulação para fazer uma cirurgia na perna. Achei muito interessante a história dele porque mesmo com toda a dificuldade, ele não estava abatido. Estava sorridente, conversando. A gente cortou o cabelo e trocou uma ideia legal. Um cara muito positivo. me marcou bastante, conta.
Barbeiro baiano faz cortes de cabelo solidários; história de Manuel emocionou
Redes sociais
E também a história de um senhor chamado Manuel, lá de Feira de Santana. Catador de recicláveis e ele não tinha uma visão. Às vezes a gente até reclama da vida, e aí quando se depara com certas histórias e situações de pessoas, vemos que somos ricos demais pra reclamar. Ele com toda a dificuldade não tem uma visão, catador de recicláveis, mas disse que ele era muito feliz, diz o barbeiro.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu