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Quase 100 mil famílias de Niterói e de São Gonçalo ainda estão sem luz mesmo após prazo dado pela Justiça

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/11/2023 por Redação

Queda de energia foi na tempestade do último sábado (18). Enel diz que ‘equipes estão nas ruas’. Quase 100 mil famílias de Niterói e de São Gonçalo ainda estavam sem luz na noite desta segunda-feira (20), 48 depois que uma tempestade afetou a infraestrutura de energia da Enel. Houve protestos nas duas cidades.
Também nesta segunda-feira, a Justiça tinha determinado que a Enel restabelecesse o fornecimento de energia em Niterói em até 6 horas, sob multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Esse prazo já expirou, mas clientes seguiam no escuro na manhã desta terça-feira (21).
Padaria no Fonseca estava sem luz nesta terça-feira (21)
Reprodução/TV Globo
Um dos bairros ainda sem luz é o Fonseca. Na Rua São Januário, a padaria do Seu Carlos Eduardo amanheceu no breu.
“Ninguém dá resposta para a gente. A Enel chegou a vir aqui, tirou fotos, e prometeu normalizar na tarde de ontem [segunda-feira]. Até agora nada, e o prejuízo está péssimo”, lamentou.
Protestos
Moradores fecham rua e atearam fogo a pedaços de madeira no Centro de Niterói
Reprodução/TV Globo
Ao longo da segunda-feira, foram realizados protestos pedindo o restabelecimento de energia. Manifestantes atearam fogo a pneus e a montanhas de lixo, fechando ruas importantes, como os acessos à Ponte Rio-Niterói, no Ponto Cem Réis, no Fonseca.
A Polícia Militar chegou e usou balas de borracha contra os manifestantes.
No Centro de Niterói, o trânsito ficou complicado na Marquês de Paraná, onde moradores também se manifestaram contra a falta de luz.
Um outro grupo também protestou em frente a um caminhão da Enel concessionária responsável pela região, na Rua Francisco da Cruz Nunes, em Pendotiba.
Ressarcimento
Em relação a possíveis danos a aparelhos elétricos, a Enel informou que segue o que determina a Resolução 1.000/2021 da Aneel.
O cliente pode realizar sua solicitação via aplicativo da Enel Rio, site www.enel.com.br, contato com a central de relacionamento (0800 28 00 120) ou comparecer em uma loja da Enel.
É possível ingressar com a solicitação no prazo máximo de até 5 anos a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento. Para dar entrada no pedido de ressarcimento, é necessário atender aos seguintes requisitos:
ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
informar a data e o horário provável da ocorrência do dano;
relatar o problema apresentado;
descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.

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