Esporte

Amazonense Lucas Santos conquista o ouro no halterofilismo do parapan-americano, no Chile

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/11/2023 por Redação

Paratleta ergueu 150 kg e superou seu adversário por apenas um quilograma e levantou a medalha o lugar mais alto do pódio na categoria até 49 kg masculina O Amazonas é ouro no Jogos Parapan-Americanos, em Santiago, no Chile. No último sábado, na primeira final do halterofilismo, Lucas Manoel dos Santos ergueu 150 kg e superou seu adversário por apenas um quilograma e levantou a medalha o lugar mais alto do pódiona categoria até 49 kg masculina.
Para o amazonense, a medalha de ouro chegou em boa hora. Isso porque Lucas dos Santos fez aniversário na segunda-feira, dia 18 de novembro. O campeão parapan-americano completou 22 primaveras.
Essa medalha é o melhor presente possível. O início desse ano não foi bom, mas a partir do segundo semestre já fui melhorando. Coloquei na minha cabeça que tinha que ficar novamente entre os três primeiros no Parapan.
Lucas Manoel dos Santos ouro halterofilismo Parapan Chile
Marcelo Zambrana/CPB
Essa é a segunda vez que o amazonense sobe ao pódio no Parapan. Na última edição, quatro anos atrás, em Lima, ele havia conseguido o bronze. Dessa vez, Lucas conseguiu, com três levantamentos válidos.
O amazonense ergueu 142 kg e 146 kg inicialmente. Mas a marca do ouro foram os 150 kg da sua terceira tentativa. O brasileiro ainda tentou levantar 156kg, para estabelecer um novo recorde da competição, mas não completou a tentativa. O ainda teve o cubano Emmanuel González, que ergueu 149kg, e o colombiano Jhonny Morales, que levou o bronze com 148kg.
Lucas Manoel ergueu 150kg
Marcelo Zambrana/CPB
Lucas nasceu com osteomielite, uma infecção no fêmur que causou uma má-formação na sua perna direita. O atleta começou no halterofilismo aos 13 anos e já conquistou grandes resultados, como um ouro no Mundial Júnior e, agora, duas medalhas em Jogos Parapan-Americanos.
Agora, o foco de Lucas dos Santos são os Jogos Paralímpicos Paris-2024.
- Eu vou tentar alcançar Paris e lá tentar ficar então no top-5 ou no top-3 - completou.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu