Geral

Chuvas deixam 3,2 mil desalojados, cidades alagadas e mortos: veja os transtornos no RS

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/11/2023 por Redação

Tempo chuvoso durante o fim de semana causou estragos em pelo menos 133 cidades, conforme a Defesa Civil. Instabilidades voltam a partir de terça (21). Ruas seguem alagadas em São Sebastião do Caí
Reprodução RBS TV
A chuva causou danos e transtornos em 133 cidades e deixou 3.235 pessoas desabrigadas no RS desde o fim de semana.
Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Cidades como São Sebastião do Caí e Eldorado do Sul sofreram com a alta dos rios. Em Porto Alegre, o Guaíba atingiu nível máximo e superou a marca histórica pela segunda vez em dois meses.
Três mortes já foram confirmadas pela Defesa Civil desde o fim de semana.
São Sebastião do Caí vive a maior cheia em 148 anos, diz Defesa Civil
Cheia recorde em São Sebastião do Caí
O município de São Sebastião do Caí registrou a maior cheia da história, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O nível do Rio Caí alcançou os 16 metros, e mais de 80% da população da cidade foi atingida pela água.
Ao menos 1.300 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros, enquanto 1.045 seguem desalojadas. Destas pessoas, 183 são famílias, e há 546 pessoas divididas em cinco abrigos.
Ainda que o rio tenha começado a baixar, as ruas seguem alagadas e grande parte do município permanece sem energia elétrica e abastecimento de água.
Famílias são resgatadas em área alagada de Eldorado do Sul
Eduardo Paganella/RBS TV
2,4 mil fora de casa em Eldorado do Sul
A forte chuva e a elevação do Rio Jacuí causaram uma série de transtornos em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil do município, ao menos 2,4 mil pessoas estão fora de casa. Uma retroescavadeira auxilia no processo de retirada dos moradores e animais.
São 2 mil desalojados e 400 desabrigados. Com o avanço das águas sobre as residências, os moradores estão sendo encaminhados para abrigos municipais ou buscando acolhida na casa de familiares e conhecidos. Segundo bombeiros voluntários, os bairros Picada, Chácara, Cidade Verde e Vila da Paz são os mais atingidos na cidade.
Imagens de drone mostram situação de Eldorado do Sul, no RS
Registro do Guaíba na região do Cais Mauá na manhã desta segunda-feira
Alex Rocha/PMPA
Guaíba se eleva e nível da água causa transtornos em Porto Alegre
Guaíba atinge 3,19 metros
O nível do Guaíba atingiu 3,19 metros às 13h15 desta segunda-feira (20) em Porto Alegre, de acordo com medição da Defesa Civil do município. É a marca mais alta desde 1941, quando a Capital do RS enfrentou uma enchente histórica que levou a água a 4,75 metros. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros.
As comportas do sistema de proteção contra enchentes estão sendo fechadas. Em uma rede social, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), explicou que a medida é preventiva e foi tomada em função do alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba.
Local onde vítima havia desaparecido na ERS-437, entre Antônio Prado e Vila Flores
Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado
Três mortes
Três mortes foram confirmadas pela Defesa Civil do RS em decorrência de transtornos causados pelas chuvas do fim de semana.
No domingo (19), foi encontrado o corpo de Luis Antônio Martins, que teve o carro arrastado pela correnteza ao transitar por uma estada estadual em Vila Flores, na Serra.
Outras duas vítimas haviam sido encontradas em Gramado no sábado (18).
Instabilidades voltam na terça
Uma frente fria traz instabilidade novamente para o Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (21). Há previsão de fortes chuvas para a Fronteira Oeste e para o Noroeste do estado. No Sul, a chuva pode começar à tarde – nas demais regiões, precipitações devem iniciar apenas à noite. Vai fazer calor em todo Rio Grande do Sul e as temperaturas podem chegar a 33ºC em Porto Alegre.
Maiores problemas devem chegar na quarta-feira (22). Meteorologistas preveem grandes acumulados em todo estado, com possibilidade de 70 milímetros em municípios de Norte, Noroeste e Sul do RS, 60 milímetros na Campanha e possibilidade de temporais na Serra
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu