Geral

Juazeiro do Norte tem milhares de moradores batizados em homenagem a Padre Cícero: ‘É uma graça grande’

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

20/11/2023 por Redação

O nome do líder religioso fundador da cidade é usado, inclusive, entre as mulheres batizadas como “Cícera”. Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, na reabertura pós-covid
Claudiana Mourato/TV Verdes Mares
A devoção por Padre Cícero em Juazeiro do Norte, no Cariri, se reflete até na hora dos pais escolherem os nomes dos filhos. A cidade, fundada pelo líder religioso, tem milhares de moradores chamados “Cícero” e “Cícera”, que carregam a homenagem a ele que, para muitos, já é considerado santo. Todo dia 20 é, inclusive, o dia que os fiéis assistam missas em memória ao “santo popular”.
O dado mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que Juazeiro do Norte registrou 9.147 Cíceros e 5.256 Cíceras. Os dados do Censo 2022 ainda não foram repassados.
LEIA TAMBÉM:
Padre Cícero é incluído no Livro dos Heróis da Pátria
Do rompimento com a igreja à beatificação: quem foi padre Cícero Romão Batista
Padre Cícero vai virar santo? Entenda o processo de beatificação
Padre Cícero Romão Batista é considerado santo popular para muitos fiéis católicos nordestinos. Todos os anos, as romarias em homenagem a ele atraem milhões de romeiros a Juazeiro do Norte. Em 2022, o Vaticano autorizou o início do processo de beatificação dele.
Entre os devotos, está a aposentada Maria Ribeiro de Sousa, que colocou o nome de três filhos em homenagem ao líder religioso — dois homens e uma mulher; contudo, um deles já faleceu.
“Eu tenho o maior prazer de ter meus filhos com o nome de Cícero. Eu queria botar todos, mas meu marido disse que não, que já bastava três. Eu amo ele, no meu coração, ele é um santo”, declarou.
A aposentada Maria de Sousa (meio) com os filhos Cícera Rafael e Cícero Rafael.
Arquivo pessoal
Um dos filhos é o segurança Cícero Rafael do Nascimento. Além do nome, ele carrega também a devoção por Padre Cícero. “É um prazer enorme porque envolve muita coisa. Foi uma graça que minha mãe alcançou, uma promessa. Para mim, ter o nome do fundador dessa cidade é uma graça grande. Sou devoto dele também”, disse.
Também na região do Cariri, o município do Crato tem nove padres com nomes em homenagem a Padre Cícero; um deles é o diácono Cícero da Silva. “Quando nasci, a minha avó paterna disse já que ele nasceu no dia 20, o nome dele vai ser Cícero. É uma homenagem”, declarou.
Sanções ao nome
Padre Cícero teve reconciliação com a Igreja Católica em 2015, atributo necessário para o processo de beatificação.
TV Verdes Mares/Reprodução
Apesar da devoção e forte presença no catolicismo, especialmente, do Nordeste, a relação entre Padre Cícero e a Igreja Católica possui momentos de animosidade. Tanto que ele morreu em 1934 rompido com o Vaticano por envolvimento com a política e pelo polêmico “milagre da hóstia” e a reconciliação só veio em 2015, quando a igreja o perdoou.
LEIA MAIS:
Entenda por que não há imagens de padre Cícero nas igrejas de Juazeiro de Norte, onde ele é considerado santo por romeiros
Antes de iniciar beatificação, Igreja Católica era rompida com padre Cícero; entenda
“Até a década de 50, a gente ainda consegue coletar relatos de pessoas que tiveram dificuldade em executar batismos com esse nome por conta dessas sanções que Padre Cícero sofreu”, explicou o historiador Roberto Júnior.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu