Geral

Laudo do IML aponta necessidade de exames laboratoriais para definir causa da morte de fã de Taylor Swift

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

18/11/2023 por Redação

Perito indica necessidade de exames e de se detalhar o que aconteceu com Ana Clara Benevides, de 23 anos, antes de sua morte. Polícia Civil investiga o caso. Ana Clara Benevides se formaria em abril de 2023
Reprodução/Rede Social
O Instituto Médico Legal (IML) elaborou um laudo preliminar para entender o que levou à morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, na noite de sexta-feira (17), durante o show da cantora Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, o Engenhão.
De acordo com o perito Reginaldo Franklin Pereira, que assina o laudo preliminar do IML, é preciso se fazer exames laboratoriais e ainda detalhar o que aconteceu com Ana Clara antes de sua morte. Segundo a análise inicial, a jovem não apresentava sinais de qualquer doença infecto-contagiosa.
A Secretaria Municipal de Saúde diz que Ana Clara teve uma parada cardiorrespiratória. A bióloga Daniele Menin - amiga da universitária afirmou que estava ao lado da jovem quando ela desmaiou “do nada”.
A morte de Ana Clara ocorreu em um dia marcado pelas altas temperaturas no Rio de Janeiro, e por críticas de fãs à organização do evento por impedir o acesso do público com garrafas dágua. A própria cantora chegou a pausar o show para pedir ajuda para os fãs após perceber que pessoas passavam mal na plateia.
Quem era a fã que morreu no show da Taylor Swift?
Ana Clara Benevides Machado tinha 23 anos e estudava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso. Ela concluiria a graduação neste ano.
Amigos de Ana afirmaram que a jovem era amava a cantora norte-americana e estava realizando um sonho ao viajar para assistir ao show da artista.
Quando ocorreu a morte da fã?
Ana Clara começou a passar mal durante a apresentação, segundo a amiga Daniele Menin, que estava com ela. Segundo Daniele, a jovem desmaiou durante a música Cruel Summer, a segunda do repertório de Taylor.
Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio. Eles atenderam ela e encaminharam pra ambulância, lembra Daniele.
Ana Clara Benevides Machado no Engenhão
Reprodução
O que diz a T4F - Time For Fun, organizadora do show de Taylor Swift?
A empresa diz que Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos. Ela informa que o primeiro socorro foi no posto médico do Estádio Nilton Santos.
Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito, informou a empresa.
A T4F - Time For Fun não divulgou balanço sobre o total de atendimentos médicos realizados, e não se pronunciou sobre as críticas de fãs ou mesmo sobre a determinação do ministro da Justiça para que seja apurado se houve restrição ao acesso à água dentro do Engenhão.
O Corpo de Bombeiros diz que a empresa cumpriu todas as exigências relacionadas às condições de segurança contra incêndio e pânico. As ocorrências médicas ficaram a cargo da produção do evento, dizem os bombeiros.
O que dizem as autoridades sobre a morte da fã no Engenhão?
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a Secretaria do Consumidor vai editar uma portaria que libera a entrada com garrafas dágua em espetáculos e, além disso, vai exigir ilhas de hidratação em eventos com alta exposição ao calor. A determinação vai ser publicada ainda neste sábado (18) e terá validade imediata.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a morte é inaceitável e que detalhes estão em apuração. Além disso, determinou adoção de medidas para amenizar a exposição do público ao calor: antecipar a entrada em uma hora, ocupação do anel de circulação para tirar o público do sol, novos pontos de distribuição de água, aumento de número de brigadistas e aumento de ambulâncias.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu