Geral

Bebê de 7 meses morre após engasgar com leite em Araraquara

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/11/2023 por Redação

Criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu, na tarde desta sexta-feira (17). Veja a manobra para salvar bebês de engasgos. Criança foi socorrida para a UPA Central de Araraquara, mas não resistiu e morreu
Milton Filho/acidade on/Arquivo
Uma bebê de sete meses morreu, na tarde desta sexta-feira (17), após engasgar com o leite materno, em Araraquara (SP). A criança chegou a ser levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central, mas não resistiu.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A bebê foi amamentada pela mãe, dormiu e foi colocada no berço. Ao perceberem o engasgamento, os pais levaram a bebê diretamente para a UPA.
LEIA TAMBÉM: Manobra de Heimlich: entenda a técnica de desengasgo
No local, eles foram informados do óbito da criança. Abalado, o pai precisou ser acalmado por agentes da Guarda Municipal e familiares.
O corpo da bebê foi encaminhado por uma funerária local e o caso será registrado em Boletim de Ocorrência.
Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
Médico socorrista dá orientações do que fazer caso haja acidentes com crianças
A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu