Esporte

Parapan: representantes do Alto Tietê são esperança de medalhas para o Brasil em Santiago

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

17/11/2023 por Redação

Ao todo, nove atletas, um assistente e dois membros de equipe técnica da região integram a delegação brasileira que está em Santiago; disputas começam nesta sexta-feira (17) Os Jogos Parapan-Americanos começam nesta sexta-feira (17), em Santiago, com a presença de 12 representes do Alto Tietê, sendo nove atletas, um assistente e dois membros de comissão técnica.
Maciel Santos foi medalhista de ouro no Peru e vai em busca de mais um pódio em Santiago
Comitê Paralímpico Brasileiro
Na capital chilena, eles vão integrar a delegação brasileira, que terá 324 atletas em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (para pessoas com paralisia cerebral), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.
Na última edição do Parapan, em Lima 2019, o país fez história com um número recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
Confira abaixo os atletas de Mogi e Suzano que vão em busca de medalhas.
Goalball: hegemonia e vaga nas Paralimpíadas
No goalball, o Brasil tenta manter a hegemonia após conquistar o ouro nas duas categorias nos Jogos de 2019, no Peru.
A equipe masculina entra na competição focada apenas no Parapan, uma vez que tem vaga garantida em Paris. A classificação foi conquistada graças ao título mundial obtido em Portugal, em dezembro do ano passado.
Ouro na última edição, seleção feminina terá quatro atletas de Mogi em sua última chance de conquistar a vaga em Paris
Arquivo Pessoal
Neste grupo, André Dantas, e o multi-campeão Parazinho, ambos do Sesi Mogi das Cruzes, vão em busca de mais uma medalha.
Já o feminino terá no Chile a última oportunidade de garantir a classificação para os Jogos de 2024. O time, que terá em sua formação Ana Gabriely Brito, Danielle Longhini, Jéssica Victorino e Moniza Lima, atletas que também defendem o Sesi Mogi, chega com experiência para buscar novamente o ouro, único resultado que leva à disputa na capital francesa.
Bocha: estreia e a busca pelo topo
A bocha é uma das modalidades onde os brasileiros entram com favoritismo em Santiago. Campeão individual e prata nos Jogos de 2019, Maciel Santos, de Mogi das Cruzes, que também é medalhista paralímpico, representará o Brasil na disputa da classe BC2.
Evelyn Oliveira (à esquerda) vai tentar o bi em Santiago
Comitê Paralímpico Brasileiro
Já Suzano terá duas atletas na briga por medalha. Na classe BC3, Evelyn Oliveira viaja à capital chilena ao lado do assistente Roberto Ferreira. A dupla venceu a competição no Peru, voltando ao país com o ouro individual e nos pares em 2019. Pela BC4, Josiane Batista fará sua estreia em Jogos Parapan-Americanos.
Na comissão técnica, Paulo Barbosa dos Santos e a Ana Carolina Lemos, ambos de Mogi das Cruzes estarão nos bastidores da competição em Santiago.
Vôlei sentado fora do programa
Campeão masculino e feminino nos Jogos do Peru, o vôlei sentado não estará presente na edição de 2023 do Parapan. A modalidade está fora do programa devido a ausência de seleções no Chile. Como o país sede precisa de representantes em todas as modalidades, o vôlei, dessa vez, não será disputado.
Vôlei sentado não estará no Parapan, mas tem vaga garantida em Paris
CBVD/Divulgação
De qualquer forma, o Brasil, que conta com atletas do Sesi Suzano nas duas equipes, tem vaga garantida na Paralimpíada de Paris. A seleção feminina se classificou após o título mundial conquistado em Sarajevo, Bósnia, em novembro de 2022, enquanto a masculina foi campeã parapan-americana, em uma competição exclusiva da modalidade, realizada no Canadá, em maio deste ano.
No lugar do Parapan, a equipes disputam neste momento a Copa do Mundo da modalidade, sediada no Egito.
Leia mais notícias do esporte no Alto Tietê

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu