Geral

Agência norte-americana FDA aprova primeira vacina contra Chikungunya

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/11/2023 por Redação

A chikungunya é uma ameaça emergente à saúde global, com pelo menos 5 milhões de casos de infecção nos últimos 15 anos. O Aedes aegypti atua como transmissor da dengue, da chikungunya
SHUTTERSTOCK/KHLUNGCENTER
A agência norte-americana Food and Drig Administration (FDA) aprovou nesta sexta-feira (10) a Ixchiq, primeira vacina contra chikungunya. A vacina foi aprovada para pessoas com 18 anos de idade ou mais que apresentam risco aumentado de exposição ao vírus.
A Ixchiq vai ser administrada em dose única por injeção no músculo. A vacina tem uma versão viva e enfraquecida do vírus chikungunya.
A segurança da Ixchiq foi avaliada em dois estudos clínicos realizados na América do Norte, nos quais cerca de 3.500 participantes com 18 anos de idade ou mais receberam uma dose da vacina.
🔎Já a eficácia se baseia em um estudo feito nos Estados Unidos analisando a resposta imunológica de 266 participantes que receberam a vacina comparando com a resposta imunológica de 96 participantes que receberam placebo. O nível de anticorpos avaliado nos participantes do estudo baseou-se em um nível que demonstrou ser protetor em primatas não humanos que receberam sangue de pessoas que foram vacinadas. Quase todos os participantes do estudo da vacina atingiram este nível de anticorpos.
A vacina foi aprovada usando o caminho de Aprovação Acelerada. Esse é um caminho que permite que o FDA aprove certos produtos para condições graves ou com risco de vida com base em evidências da eficácia de um produto que tem probabilidade razoável de prever benefícios clínicos.
🚨 Segundo a agência, a chikungunya é uma ameaça emergente à saúde global, com pelo menos 5 milhões de casos de infecção pelo vírus relatados durante os últimos 15 anos.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu