Geral

Unidade de Saúde Fluvial de Oriximiná é credenciada pelo Ministério da Saúde

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/11/2023 por Redação

Com o credenciamento, o município pode receber recursos para custeio da manutenção e ações da UBSF. Unidade Básica de Saúde Fluvial de Oriximiná
Reprodução / Facebook
O município de Oriximiná, no oeste do Pará, foi contemplado com o credenciamento da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Manoel Andrade pelo Ministério da Saúde. Agora, a UBSF ganhará reforço financeiro para a atenção primária nas comunidades ribeirinhas e quilombolas, por meio da aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos, além de melhorias na estrutura física da unidade.
Esse credenciamento é muito importante para reforçar a nossa atenção primária, e também diminuir as demandas do Hospital Municipal e Oriximiná, disse o Prefeito Delegado Fonseca.
Ainda de acordo com o prefeito, já foram pagos R$ 80 mil pelo Ministério da Saúde para custeio da UBSF, mas essa verba poderá chegar a R$ 118 mil, mensais, com aprovação de componentes extras pelo Ministério da Saúde.
“Estamos investindo na saúde da população ribeirinha, garantindo o acesso a serviços de qualidade e perto de casa”, disse o prefeito.
A liberação dos recursos federais para a manutenção da UBSF Manoel Andrade é uma importante conquista para a população ribeirinha de Oriximiná. Os recursos garantirão a continuidade do atendimento de qualidade que a unidade oferece.
“A nossa UBS Fluvial é um exemplo de como nosso governo trabalha para melhorar a vida das pessoas que vivem às margens de rios e lagos de nosso município”, enfatiza Prefeito Delegado Fonseca.
A liberação dos recursos federais para a manutenção da UBSF Manoel Andrade é uma importante conquista para a população ribeirinha de Oriximiná. Os recursos garantirão a continuidade do atendimento de qualidade que a unidade oferece.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lúcio Assunção, o objetivo da gestão municipal é cada vez mais efetivar procedimentos da Atenção Básica na área rural usando estratégias de atendimento integral e promovendo a articulação intersetorial com os demais níveis de complexidade dos serviços de saúde, por isso a busca por mais recursos para ampliar a oferta de serviços aos ribeirinhos.
“Quero agradecer ao prefeito Delegado Fonseca, pela oportunidade de cuidar do nosso povo. E acima de tudo, agradecer por essa conquista para Oriximiná, sendo marca da gestão, para levarmos ainda mais saúde pública na nossa UBS para todos os nossos ribeirinhos. Estamos aqui para somar forças com nosso povo”, disse Lúcio Assunção.
Para realizar atendimento à população ribeirinha de Oriximiná, a UBSF conta com equipe multiprofissional, que atua para a integração das ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade é composta por uma embarcação equipada com consultórios médicos, odontológicos, de enfermagem, farmácia, sala de vacinação e outros espaços e serviços de atenção primária à saúde.
No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a UBSF estará realizando atendimento a comunidades quilombolas de Oriximiná.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu