Geral

Especialista do SENAI integra corpo de avaliadores do Prêmio Educador Nota 10 do Instituto Alpargatas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

31/10/2023 por Redação

Nesta edição do Prêmio foram inscritas 249 práticas pedagógicas de 3 estados do Brasil. Corpo de avaliadores foi formado por professores da UFPB, especialistas em ODS, consultores de RH e representantes de ONGs e projetos sociais.
Divulgação
O especialista da área de Educação do SENAI Paraíba, Thiego Brandão, foi convidado pelo Instituto Alpargatas para compor a banca de avaliadores do Prêmio Educador Nota 10, que reconhece e premia os educadores da rede pública de ensino parceiras do instituto que se destacam por suas práticas pedagógicas inovadoras e eficazes.
O corpo de avaliadores desta edição foi formado por professores da UFPB, especialistas em ODS, consultores de RH, e representantes de ONGs e projetos sociais, que avaliaram 249 práticas pedagógicas inscritas nesta edição.
Em 2023, o prêmio recebeu inscrições de projetos de cidades da Paraíba, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Ingá, Serra Redonda, Bananeiras, Itatuba, Mogeiro, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Queimadas, Caturité, Cabaceiras, e também de municípios como Carpina, em Pernambuco, e Montes Claros, em Minas Gerais.
O prêmio de educação do instituto contempla duas categorias: Educador Nota 10 e Aluno Nota 10. Na categoria Aluno Nota 10, é a comunidade escolar quem indica seus estudantes de destaque. Cada escola pública parceira deve escolher 10 alunos, cursando do 1º ao 9º ano do ensino fundamental ou EJA, que, além de apresentar alto grau de interesse e envolvimento, possuam desempenho comprovado nas atividades escolares. Em 2023, o IA irá premiar 4.730 alunos de 472 escolas.
“Foi uma honra e um privilégio fazer parte do corpo de avaliadores do Prêmio Educador Nota 10, promovido pelo Instituto Alpargatas. Sou muito grato por ter tido a oportunidade de contribuir para esse reconhecimento de educadores excepcionais em nosso país”, ressaltou Thiego Brandão.
De acordo com Thiego, a participação no Corpo de Avaliadores do Prêmio permitiu que ele e os demais membros enxergassem como as práticas pedagógicas têm um alcance significativo na vida das pessoas.
“Conseguimos identificar como os educadores se esforçam para criar ambientes de aprendizado inclusivos, criativos e estimulantes. E percebemos em cada uma das iniciativas uma preocupação com a elevação do nível de aprendizado, e com a educação de uma forma geral, gerando impacto positivo nas comunidades e nas vidas de inúmeros estudantes”, finalizou.
A iniciativa objetiva valorizar o trabalho de educadores que fazem a diferença na educação.
Divulgação
A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho de educadores que fazem a diferença na educação, compartilhando boas práticas e estimulando a melhoria na qualidade do ensino. Os educadores vencedores recebem reconhecimento, prêmios e oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional.
“Este prêmio viabiliza oportunidades de construção pedagógica inovadora e criativa dentro das escolas, com destaque para melhores práticas, além de promover iniciação científica para que educadores de escolas públicas possam se desenvolver com evidências de práticas com inclusão, diversidade e sustentabilidade”, diz Berivaldo Araújo, fundador e diretor do Instituto.
O Instituto Alpargatas é uma organização que tem desempenhado um papel significativo na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Seu compromisso com a responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento sustentável é evidente em várias áreas de atuação.
Tendo um papel direto no apoio ao ODS número 4, cujo objetivo é “assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos”, através de programas educacionais e iniciativas de capacitação. Isso não apenas fortalece a educação como um todo, mas também ajuda a combater a desigualdade educacional.
Em 20 anos, já beneficiou mais de 2,5 milhão de crianças, adolescentes e jovens, em projetos voltados à prática esportiva qualificada, resgate da cultura popular, educação profissionalizante e voluntariado. No ano de 2017, o Instituto Alpargatas deu mais um passo importante ao assumir o compromisso da Agenda 2030 com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – e alinhar seu potencial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu