Geral

Justiça de SP determina investigação sobre sanidade de acusado de matar e enterrar mulher em Barretos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

26/10/2023 por Redação

Pedido foi feito pela defesa de Leonardo Silva, de 18 anos, preso desde agosto. Processo que investiga morte de Nilza Costa Pingoud será suspenso. Suspeito de assassinar Nilza Costa Pingoud vivia nos fundos da casa da vítima
Montagem/g1
O juiz Luciano de Oliveira Silva, da 2ª Vara Criminal do Foro de Barretos (SP), aceitou o pedido da defesa de Leonardo Silva e instaurou o incidente de insanidade mental.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Com isso, o processo que investiga a morte de Nilza Costa Pingoud será suspenso até a conclusão do incidente de insanidade, que é um procedimento para investigar a condição da saúde mental de um réu.
O julgamento de Leonardo estava marcado para 15 de dezembro, mas com a instauração do incidente, não vai mais acontecer.
A defesa conseguiu suspender o processo principal e fazer com que fosse determinada a perícia no acusado Leonardo. Sendo assim, não haverá mais a audiência marcada para 15 de dezembro, informou ao g1 o advogado Luiz Gustavo Vicente Penna, que defende o réu.
Leonardo é acusado de matar Nilza, de 62 anos, e enterrar o corpo dela no quintal de casa. O crime aconteceu em julho, em Barretos. Ele está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiuva (SP) desde o dia 3 de agosto.
LEIA TAMBÉM
Mulher de 62 anos é encontrada morta e enterrada no jardim de casa em Barretos
O que se sabe sobre o caso da mulher morta e enterrada no quintal de casa
Preso por matar e enterrar mulher no quintal de casa em Barretos zomba do crime
Advogados de acusado de matar e enterrar mulher apresentam laudo de insanidade mental
No começo do mês, a defesa de Leonardo apresentou à Justiça um laudo médico que aponta que ele apresenta, pelo menos, três transtornos mentais.
O documento foi assinado pelo psiquiatra forense Hewdy Lobo Ribeiro e uma equipe de psicólogos, contratados pelos advogados que defendem o acusado.
Segundo o laudo, Leonardo tem:
Transtorno de Personalidade Esquizoide
Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional - Comportamentos Impulsivos
Outros Transtornos Mentais e Comportamentais Devidos ao Uso de Múltiplas Drogas e ao Uso de Outras Substâncias Psicoativas
Além dos três transtornos, a equipe que avaliou o acusado também incluiu no laudo médico o diagnóstico de outras duas condições clínicas:
Transtorno Afetivo Bipolar
Transtorno de Personalidade histriônico
Segundo os especialistas, no entanto, em avaliação transversal, esses transtornos tiveram sintomas reconhecidos, mas não completam os critérios objetivamente.
O que acontece agora?
Com a instauração do incidente de insanidade mental, o processo que investiga a morte de Nilza é suspenso.
A Justiça nomeia um perito judicial para reavaliar o comportamento de Leonardo e fazer novos exames. O médico responsável pelo laudo apresentado pela defesa acompanha a avaliação.
Se o perito judicial chegar à mesma conclusão que o perito indicado pela defesa, o acusado pode ser encaminhado para um hospital psiquiátrico. Caso contrário, o processo sobre a morte de Nilza volta a ser julgado.
Na decisão, o juiz ainda pediu a gravação de todas as mídias existentes no circuito interno da residência da vítima.
Leonardo Silva, de 18 anos, foi identificado por meio de imagens das câmeras de segurança da residência de Nilza Pingoud, em Barretos, SP
Reprodução/Câmera de segurança
Comportamento debochado de acusado
Leonardo está preso desde o dia 3 de agosto. O crime aconteceu no dia 24 de julho, mas o corpo de Nilza só foi encontrado uma semana depois, quando vizinhos desconfiaram do sumiço dela e acionaram a polícia.
O comportamento dele no momento da prisão chamou a atenção pela forma debochada que ele confessou o crime, dizendo que agiu por vingança e não estava arrependido.
Leonardo Silva, de 18 anos, foi preso preventivamente pela morte de mulher em Barretos, SP
Reprodução/EPTV
Polícia diz que morte foi planejada
Segundo o delegado Rafael Faria Domingos, responsável pelo inquérito, Leonardo teria agido por vingança quando matou Nilza.
A investigação apontou que, em maio deste ano, ele foi morar nos fundos da casa da vítima, que tinha se proposto a ajudá-lo depois que ele se apresentou a ela como travesti.
Ela o contratou para fazer serviços domésticos depois que ele pediu demissão do emprego anterior.
Ainda segundo o delegado, o combinado foi desfeito porque Leonardo acabou não correspondendo às expectativas de Nilza.
Leonardo Silva, de 18 anos, foi preso em Frutal (MG) como suspeito pela morte de mulher de 62 anos em Barretos (SP)
Divulgação/ Polícia Civil
Leonardo, que é de Planura (MG), chegou a deixar Barretos após ser demitido por Nilza, mas voltou à cidade no dia 22 de julho e passou a sondar a casa da vítima.
Na madrugada do dia 24 de julho, ele pulou o muro do imóvel e ficou escondido em um quarto nos fundos. Quando o dia amanheceu, surpreendeu Nilza no cômodo e a matou por asfixia com um fio.
Antes de enterrar o corpo no quintal, Leonardo ainda permaneceu na casa por alguns dias e lavou o imóvel.
Policial suspeitou de terra remexida no quintal de casa de Nilza Costa Pingoud, em Barretos, SP, e encontrou corpo da vítima
Reprodução
Dinheiro da vítima foi gasto após o crime
A polícia também identificou que Leonardo teve tempo de obter dados bancários da vítima para fazer compras. Uma moto chegou a ser comprada para ser entregue em um apartamento que ele tinha alugado em Barretos com o dinheiro de Nilza.
No entendimento da Polícia Civil, a maior motivação do acusado foi financeira. Ele ainda comprou eletrodomésticos e deu de presente à mãe, que era amiga de Nilza.
Durante a investigação, a polícia descobriu também que Leonardo procurou quatro conhecidos e ofereceu a eles R$ 20 mil no total, dinheiro que também era de Nilza, para ajudá-lo a se livrar do corpo.
A oferta, no entanto, foi recusada por todos eles, e Leonardo teria usado uma arma para ameaçar uma dessas pessoas.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu