Geral

Estupros dobram em Campinas em setembro, diz SSP; roubos e furtos também crescem

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/10/2023 por Redação

Metrópole totalizou oito ocorrências de estupro neste mês, contra quatro em 2022. Nos casos de estupro de vulnerável, alta foi de 18,75%; confira estatísticas detalhadas. Plantão do 1º DP de Campinas (SP), onde ocorrência que terminou com um morto e três feridos foi registrada
Gabriela Ferraz/EPTV
O número de estupros registrados em Campinas (SP) em setembro dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. O balanço, divulgado nesta quarta-feira (25), também mostra uma alta em casos de roubo e furto.
Participe do canal do g1 no WhatsApp
Em setembro deste ano, a metrópole totalizou oito casos de estupro, contra quatro em 2022. Nos casos de estupro de vulnerável, a alta foi de 18,75%, passando de 16 para 19 registros. Confira, abaixo, as estatísticas criminais detalhadas.
LEIA TAMBÉM:
Policial presencia tentativa de assalto e mata suspeito em Campinas
Vendedora é esfaqueada em tentativa de roubo a bazar beneficente no Centro de Campinas
VÍDEO: pedestre é agredido e baleado por suspeito em Campinas
Ocorrências em alta 📈
Homicídio doloso
Segundo a SSP, os casos de homicídio doloso - ou seja, quando há intenção de matar - tiveram um aumento de 83,33% em setembro. Os registros saltaram de 6, em 2022, para 11 neste ano.
Lesão corporal
Os casos de lesão corporal dolosa também tiveram um salto: passaram de 265 para 371 no período, configurando uma alta de 40%. Já os registros de lesão corporal culposa e por acidente de trânsito subiram 25% e 23%, respectivamente.
Roubo
As ocorrências de roubo em geral subiram 39,25% em setembro, passando de 377 para 525. Os roubos de veículos, por sua vez, totalizaram 156 neste ano, contra 127 no ano passado - um crescimento de 22,83%.
Furto
As estatísticas revelam que os casos de furto também aumentaram 16,34%, passando de 1.340 para 1.559. A alta também foi percebida nos registros de furtos de veículos, que somaram 339 em 2023, frente a 308 no ano anterior.
Ocorrências em queda 📉
Homicídio culposo por acidente de trânsito
Segundo a SSP, os casos de homicídio culposo por acidente de trânsito caíram 54,54% no período. Em 2022, a metrópole totalizou 11 casos, contra cinco em setembro deste ano.
Roubo de carga
Os roubos de carga também tiveram queda em relação ao ano anterior, segundo a pasta: neste ano, a Polícia Civil registrou nove ocorrências do tipo, frente a 14 em 2022. O decréscimo foi de 35,71%.
Além disso, as ocorrências de homicídio doloso por acidente de trânsito, homicídio culposo, tentativa de homicídio, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e roubo a banco permaneceram estáveis, com os mesmos números do ano passado.
O que diz a SSP?
O g1 questionou a SSP sobre os dados de setembro, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Assim que a pasta se manifestar, o texto será atualizado.
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu