Esporte

Tostão, Alex, Djalminha... Camisas 10 falam sobre momento de Alan Patrick: "Melhor meia do Brasil"

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/10/2023 por Redação

A pedido do ge, ex-jogadores que brilharam com o número analisam fase do capitão do Inter A temporada de Alan Patrick não encanta apenas os torcedores do Inter. Camisa 10 e líder técnico do time, o meia tem conquistado cada vez mais a admiração de nomes que brilharam com o mítico número às costas, como Tostão, Alex, Djalminha e Zé Roberto, entre outros. A fase é tão boa que não são poucos os que acham merecida até uma convocação para a Seleção de Fernando Diniz.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
Repórter Bruno Ravazzolli fala sobre o atual momento de Alan Patrick
O meia voltou ao Beira-Rio no ano passado para substituir o ídolo DAlessandro, que se aposentou em meio ao Brasileirão. Mas foi só em 2023 que tomou para si os holofotes. Aos 32 anos, Alan Patrick atravessa a melhor fase da carreira, atestada pelos números. Mesmo no momento de turbulência do time, destoou dos companheiros.
A atuação na goleada por 7 a 1 sobre o Santos foi a mais recente sinfonia do maestro colorado. Alan Patrick anotou um golaço, ao driblar um zagueiro e encobrir Vladimir, além de distribuir passes aos companheiros. Zé Roberto se deleita com o futebol do colorado.
Veja também
+ Bustos deixa treino e vira dúvida contra o Vasco
+ Alan Patrick sonha com Seleção aos 32 anos
O ex-meia da Seleção acredita que o período na Ucrânia acrescentou maturidade a Alan Patrick. Inclusive, vê semelhanças na trajetória de ambos. Em 2007, então com 33 anos, foi recontratado pelo Bayern de Munique. Para ele, Alan Patrick, que tem um ano a menos, mereceria ser lembrado por Fernando Diniz para defender o Brasil.
– É o principal jogador do Inter na temporada. A fase que vive merece convocação pela Seleção. Ele é um dos melhores jogadores do Brasileiro, se não for o melhor. Está voando – elogia.
Reveja o gol de Alan Patrick contra o Santos
Após a chegada de Eduardo Coudet, o camisa 10 foi adiantado para atuar mais próximo a Enner Valencia, mas seguiu com a tarefa de organizar as jogadas. É o artilheiro do time com 14 gols e o segundo no ranking de assistências, com nove passes para gols.
A produção em campo impressiona. Silas, que disputou a Copa do Mundo de 1990, ídolo do São Paulo e campeão da Copa do Brasil pelo Inter, é um dos fãs de Alan Patrick e o vê como o principal jogador da posição no país.
– Está arrebentando. Tem muita clareza do que fazer no campo. É muito importante ao Inter. Está com muita confiança. Hoje, é o melhor meia do Brasil – opina o ex-jogador e comentarista.
Alan Patrick, o regente do Inter
Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
Além de Zé Roberto e Silas, o ge ouviu as opiniões de outros camisas 10 que brilharam no futebol brasileiro sobre o grande momento de Alan Patrick. Não necessariamente o armador, mas jogadores que utilizaram o mítico número. Confira abaixo.
O que os camisas 10 dizem sobre o momento de Alan Patrick:
Tostão – ex-Cruzeiro e campeão da Copa de 1970
Ele sempre foi um jogador muito bom. Ainda jovem, parecia que despontaria. Sempre teve talento, mas era irregular. Rodou por vários lugares. Sempre foi bem, mas sem ser o que se esperava. Agora, mais maduro, está jogando muito bem, o fino da bola. É um dos destaques do futebol brasileiro. Ele sempre foi muito bom. A surpresa foi não ter brilhado desde o começo, mas a qualidade sempre existiu.
Alex – ex-Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Coritiba, Fenerbahçe e Seleção
Vive o melhor momento dele em todos os sentidos. Surgiu muito bem, desenvolveu na Europa e retorna em um momento de maturidade. Faz todos os movimentos como deseja, o que para um meia é maravilhoso. Acelera quando precisa, diminui quando precisa. Faz uma quebra de ritmo muito boa, cumpre a fase defensiva. É um momento muito legal. Quando posso vê-lo jogar, vejo este momento de maturidade. Para quem o assiste é maravilhoso.
Zé Roberto - ex-Real Madrid, Bayern de Munique, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Flamengo e Grêmio
Gosto muito do Alan Patrick. Chamava muita atenção pela técnica de jogo, a inteligência. Fala-se muito do 10 clássico que hoje perdeu espaço no futebol mundial. Voltou mais maduro da Ucrânia. O Alan tem mobilidade, é inteligente. Mesmo adiantado pelo Coudet, segue como o homem de ligação. É o principal jogador do Inter na temporada. A fase que vive merece convocação pela Seleção. Ele é um dos melhores jogadores do Brasileiro, se não for o melhor. Está voando!
Reveja o gol de Alan Patrick no Gre-Nal
Djalminha – ex-Palmeiras, Flamengo, La Coruña e Seleção
É um jogador que admiro muito. Dos que jogam hoje no Brasil, é dos melhores camisas 10. O momento dele é muito bom, mas sempre foi um grande jogador. É inteligente, criativo, faz gol. É diferente. No Brasil, não há muitos com essa qualidade.
Alex - ex-Inter, Corinthians, Spartak Moscou e Guarani
Alan Patrick tem uma inteligência, uma qualidade, um refino técnico que não é fácil ver em um atleta. Viveu esse momento no Shakhtar, ali em 2014 quando estivemos juntos também. Um jogador interessantíssimo, uma qualidade de meia que falamos, um cara especial e gostoso de ver jogar. Ele realmente com essas características, se um dia precisar, com experiência que tem, maturidade, ele é um cara de nível de Seleção tranquilamente.
Alex fala sobre Alan Patrick, do Inter
Silas – ex-Inter, São Paulo, San Lorenzo e Seleção
Está arrebentando. Jogando muito, com gols e assistências. Tem muita clareza do que fazer no campo. É muito importante ao Inter. Casou com Mauricio e Valencia. Está com muita confiança. Acho que hoje é o melhor meia do Brasil.
Bismarck, ex-meia do Vasco e da Seleção
Sempre foi muito bom jogador, mas com o passar da idade, ele adquiriu experiência e senso de colocação muito grande no campo. Além de ser um líder do Inter sem brigar com ninguém. Você percebe a liderança técnica, com a admiração do grupo. Foi bem no Santos, Flamengo, mas no Inter a capacidade intelectual para decidir é ainda mais precisa. Antes tinha juventude, hoje tem a vivência de um grande jogador. Ele deixou de ser coadjuvante e virou o protagonista junto ao Valencia.
Camisa 10 do Inter, Alan Patrick vive fase goleadora
Edilson – ex-Vitória, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e campeão da Copa de 2002
Joga muito, você é louco! Fez um golaço no domingo. O Alan Patrick é o meia raiz, da antiga. É muito legal vê-lo jogar. Está em alto nível. Ele está segurando a peteca, o principal jogador do Inter. Fez uma partidaça contra o Santos. É o líder do time. Quando está em campo, é outro Inter.
Jair – ex-Inter e Peñarol
Ele faz os companheiros jogarem, os deixa pifados. Tem conseguido fazer o que nós queremos. É um meia raro. Há poucos como o Alan Patrick. Tinha sumido o articulador. Ele se destaca pela facilidade de colocar o meio para jogar. Fico muito feliz com o que tem feito pelo Inter. Nos dá a esperança de voltar a ser um time ganhador.
Marquinhos – ex-Inter e Atlético-MG
Está jogando muito, né? É um jogador muito técnico, com uma visão de jogo muito boa. É um jogador que faz falta no Brasil. Ele enxerga na frente de todo mundo. Esta função tem cada vez menos, o camisa 10 que pensa mais o jogo. O Alan Patrick é criativo, cadencia e ajuda o time.
🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu