Esporte

Conheça o Amazonas: Campeão da Série C e com Sassá de destaque, time de 4 anos jogará a Série B 2024

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/10/2023 por Redação

Equipe de Manaus tem no escudo as cores e a imagem da Onça-Pintada. Neste domingo, venceu o Brusque e levantou a taça do Brasileirão, conquista inédita para o futebol amazonense Foram 17 anos sem um time do Amazonas na Série B do Brasileiro, mas em 2024 um clube jovem vai encerrar esse jejum. Com o nome do estado, a equipe garantiu o acesso e disputará a segunda divisão nacional no ano que vem. De quebra, levantou a taça de campeão da competição, uma conquista inédita para o futebol amazonense.
Amazonas disputará a Série B 2024
João Normando
O título ocorre neste domingo após vencer de virada o Brusque, por 2 a 1, no interior de Santa Catarina, na partida de volta da final - na ida havia empado em 0 a 0, na Arena da Amazônia.
+ Tríplice coroa: Sassá vibra com acesso, título e artilharia da Série C: Atingi todas as minhas metas
O acesso veio duas semanas antes. No último dia 7, a equipe garantiu a vaga na Série B, ao vencer o Botafogo-PB em casa, por 2 a 0, sob os olhares de 44.509 pessoas na Arena da Amazônia. Foi o segundo maior público da história do estádio, à frente até das partidas da Copa do Mundo de 2014. Vamos alguns pontos que resumem quem é esse time que disputará a segunda divisão.
Amazonenses lotaram a Arena da Amazônia em jogo do acesso à Série B
Secom
Tudo começou na zona Leste de Manaus...
Região mais populosa da capital amazonense, a zona Leste não era identificada com nenhum clube. Até que no dia 23 de maio de 2019 foi fundado o Amazonas Futebol Clube. A equipe disputou a Série B do Estadual naquele ano e se sagrou campeã ao vencer o São Raimundo-AM na decisão.
Amazonas conquistou a Série B do estadual 2019
João Normando
A equipe disputou a Série A do Amazonense só em 2021, devido à pandemia de Covid-19. Naquele ano, a Federação Amazonense de Futebol organizou dois Estaduais, um deles sendo o de 2020. Neste, a Onça era treinada por Ruy Scarpino.
Antes de um jogo, Ruy teve um mal súbito e foi levado ao hospital, com a suspeita de estar com Covid. Um mês depois, no dia 3 de março de 2021, ele morreu por causa do vírus. Abalada, a equipe não conseguiu chegar às finais do Estadual.
Ruy Scarpino, ex-treinador do Amazonas
arte ge
A equipe só conseguiu superar a perda do ex-treinador no Amazonense 2021, quando terminou a primeira fase na terceira posição e garantiu vaga na Série D 2022. O clube, mais uma vez, não alcançou a decisão.
Em 2022, logo no primeiro ano em competições nacionais, o Amazonas fez história. O time teve a terceira melhor campanha e conquistou o acesso ao vencer a Portuguesa-RJ. No jogo de ida, as equipes empataram por 1 a 1 no Rio de Janeiro. Em Manaus, vitória da Onça por 3 a 2.
Amazonas conquista o acesso para a Série C
Jadison Sampaio/Amazonas FC
O Amazonas começou a temporada 2023 com o título amazonense, o primeiro de sua história. Foram 14 jogos, com 10 vitórias, três empates e uma derrota. Na final, o clube venceu o Manauara por 1 a 0 e ficou com a taça.
Veja os melhores momentos de Amazonas 1 x 0 Manauara
O acesso à Série B
Na Série C deste ano, o clube começou com derrota para o Brusque, justamente o time que enfrentará na decisão. Mas o resultado não abalou o elenco, que emendou uma sequência de 10 jogos sem derrota. Foram sete vitórias e três empates, com a terceira posição na primeira fase.
O quadrangular final começou ruim para o clube. Foram duas derrotas nos dois primeiros jogos. Os resultados culminaram na demissão do técnico Rafael Lacerda após 18 meses no cargo.
Amazonas perdeu por 1 a 0 para o Paysandu
João Normando
A diretoria trouxe Luizinho Vieira, que comandou o clube nos últimos quatro jogos e conseguiu quatro vitórias. A equipe subiu de divisão ao vencer o Botafogo-PB por 2 a 0, na Arena da Amazônia, e ainda se garantiu na final da Série C, contra o Brusque.
Amazonas vence o Botafogo-PB e sobe para a Série B
João Normando
Título da Série C
Depois de conquistar o acesso, o Amazonas ficou com a segunda melhor campanha no geral. Pegou pela frente o Brusque, que terminou na primeira colocação. O primeiro jogo foi disputado em Manaus. Diante de 23 mil torcedores, ficou no empate sem gols.
Neste domingo, em Santa Catarina, começou a partida perdendo por 1 a 0. Mas conseguiu a virada e venceu por 2 a 1. Com isso, conquistou o título inédito. Nunca o futebol amazonense havia conquistado uma taça de qualquer divisão do Brasileirão.
Amazonas, campeão da Série C 2023
Deborah Melo/FAF
Medalhões que já passaram pelo clube
Desde o primeiro ano na Série A do Amazonense, o clube faz contratações de jogadores conhecidos nacionalmente para conseguir destaque em toda a mídia. O primeiro deles foi o atacante Maikon Leite, que atuou na equipe no Estadual 2020.
Maikon Leite com a camisa do Amazonas
Marcos Dantas
Já passaram pelo clube atletas como Marion, ex-Atlético Mineiro, Walter, ex-Goiás e Fluminense, Airton, ex-Botafogo e Flamengo, Eduardo Ramos, ex-Corinthians e Remo, Adriano Pagode, ex-Santos, e Ibson, ex-Flamengo, que hoje faz parte da comissão técnica permanente da equipe.
Ibson (direita) ao lado do técnico Luizinho Vieira (centro) e Alexandre Luz (esquerda)
João Normando
Estrutura
O clube tem apenas quatro anos de fundação e a diretoria deixa claro em entrevistas que o objetivo, pelo menos no momento, não é construir CT para a equipe e, sim, chegar nas divisões de cima do futebol brasileiro.
A construção de um centro de treinamento deve acontecer, mas o quando ainda é incerto. Atualmente, o elenco treina no estádio Carlos Zamith, construído para servir como campo de treino para a Copa do Mundo de 2014.
Estádio Carlos Zamith
William Duarte
O futuro da Onça
O clube tem apenas quatro anos de fundação e a ambição da diretoria é grande. No planejamento, a meta é chegar à Série A já em 2025, quando a Onça fará sua estreia na Série B do Brasileiro.
Até aqui, a equipe conquistou o acesso em todas as edições de Brasileiro que disputou. Subiu de divisão na Série D 2022 e na Série C 2023, que, inclusive, disputa a final contra o Brusque.
PH busca título da Série C com o Amazonas
João Normando
Elenco
O elenco atual do Amazonas conta com três jogadores que ficaram conhecidos nacionalmente: Sassá, Jackson e Patric.
Sassá
Desses jogadores, o mais badalado é o atacante Sassá. Ex-Cruzeiro e Botafogo, o jogador já tinha rodado por outros times do futebol brasileiro. Mas foi no Amazonas que reencontrou o melhor futebol. Faz a sua melhor temporada da carreira, com 19 gols.
O atacante terminou a competição como artilheiro, com 18 gols em 22 jogos. Além da artilharia, também tem outro título simbólico, o de ser o artilheiro das quatro divisões, à frente de Tiquinho Soares (do Botafogo), por exemplo, que tem 15.
Sassá, artilheiro da Série C 2023
João Normando
Patric
O lateral-direito Patric, de 34 anos, ex-Athletic-MG e América-MG, chegou ao Amazonas para a reta final da Série C. Em sete jogos, ajudou a levar a Onça-Pintada na Série C do Brasileirão. Além disso, assumiu um papel de liderança em campo e atualmente é capitão. O experiente lateral disputou a Libertadores do ano passado pelo América-MG, mas também tem passgens por outras equipes como Sport e Vitória.
Patric, lateral-direito do Amazonas
João Normando
Jackson
Com 33 anos, o zagueiro Jackson soma passagens por Inter, Palmeiras e Fortaleza. Também é dos mais experientes do elenco na campanha do acesso à Série B. Com a camisa da Onça-Pintada, o defensor disputou 17 partidas e marcou dois gols. O zagueiro é um dos capitães do time.
Jackson é um dos destaques da Onça
João Normando
Rafael Tavares
Com passagens por Luverdense, América-RN, Paysandu, entre outros, Rafael Tavares teve a união perfeita com o Amazonas. Desde a temporada passada é um dos destaques da equipe. Na temporada passada foi o artilheiro da Série D e conquistou o acesso com o clube. Atualmente é o artilheiro da equipe, com 19 gols em 55 jogos disputados.
Rafael Tavares subiu com o Amazonas da Série D para a B
João Normando

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu