Geral

Sombra de árvores e ambientes climatizados amenizam calor para a boiada

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/10/2023 por Redação

Quando a temperatura atinge o ponto crítico, os animais entram em estresse térmico, resultando na diminuição do consumo de alimento e no aumento do consumo de água. Sombra de árvores e ambientes climatizados amenizam calor para a boiada
TV TEM/Reprodução
As altas temperaturas têm gerado desconforto em todo lugar, principalmente no campo, o que reflete na produção. Com isso, as sombras das árvores ou espaços climatizados têm ajudado a amenizar o calor para a boiada.
No noroeste paulista, as temperaturas estão chegando perto ou até acima dos 40°C. Essas ondas de calor, com termômetros batendo recordes, trazem preocupação na zona rural. Como os animais sentem muito, o bem-estar das criações pode ser afetado e a produtividade tende a cair.
Quando a temperatura atinge o ponto crítico, os animais entram em um estresse térmico, resultando na diminuição do consumo de alimento e no aumento do consumo de água. Porém, essa troca faz com que os animais percam peso, diminuindo a produção, seja de carne ou de leite, também afetando a fertilidade tanto de macho quanto de fêmeas.
Veja a reportagem exibida no programa em 22/10/2023:
Sombra de árvores e ambientes climatizados amenizam calor para a boiada
Em alguns casos, é possível amenizar o estresse térmico. Em uma propriedade de Guapiaçu (SP), o espaço da ordenha foi climatizado para que as vacas tenham mais conforto para produzir à vontade.
No cocho, a cobertura ameniza o calorão e as árvores ajudam a fazer sombra para os dias de altas temperaturas.
O sombreamento para animais é tema de pesquisa há mais de 10 anos em uma unidade experimental do Instituto Agronômico em Votuporanga (SP). Na área de oito hectares usada como pastagem, os eucaliptos trazem um pouco de bem estar para o gado.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu