Geral

Primeira romaria da acessibilidade reúne multidão em Belém por inclusão e fé em Nª Sª de Nazaré; FOTOS

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/10/2023 por Redação

Esta foi a 14ª procissão do Círio de Nazaré, idealizada para o público que tem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Cadeirantes seguiram percurso da romaria pelas ruas de Belém.
Jefferson Bruno
A primeira romaria da acessibilidade reuniu uma multidão de devotos nas ruas de Belém pela inclusão e fé em Nossa Senhora de Nazaré, neste sábado (21).
Esta foi a 14ª procissão do Círio de Nazaré. Ela partiu da praça Santuário, logo após a chegada da Romaria dos Corredores, que também ocorreu neste sábado (21). O trajeto escolhido priorizou ruas arborizadas no centro de Belém.
Devotos com necessidades especiais participaram da romaria da acessibilidade.
Jefferson Bruno
Com percurso de 1,45 km e duração de cerca de uma hora, a chegada também foi em frente à basílica da praça Santuário.
A romaria foi idealizada para o público que tem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Era uma antiga reivindicação de devotos que gostariam de participar do Círio, mas tinham receio devido ao longo trajeto ou ao grande número de devotos das outras romarias.
Padre abençoa devota durante a romaria
Jefferson Bruno
A locução da romaria, para pessoas que têm dificuldades de visão, foi comandada por Naldo Barros, também deficiente visual. A interpretação de músicas foi na voz de dois jovens autistas, Alan Cauê Oliveira e Ana Carolina Reis.
Locutor da romaria, Naldo Barros, que também é deficiente visual.
Jefferson Bruno
Direto dos Estados Unidos, a mãe Andreza, trouxe o filho Alexandre de 22 anos, que pé deficiente visual e autista de espectro severo
Esse é um momento muito especial para mim, para a minha família e para o Alex. Ele estava há oito anos sem vir a Belém, e voltar nesse momento tão especial, no nosso Natal paraense, ter o Alex aqui e ver esse projeto da acessibilidade é algo que me traz alegria e um orgulho tremendo, contou Andreza pelas redes sociais oficiais da romaria.
Representante carrega maquete da Associação de Surdos de Belém, como forma de devoção à santa.
Jefferson Bruno
De acordo com a organização, cerca de 200 voluntários e nove entidades que representam este público, entre profissionais de diversas áreas da saúde, intérpretes de libras, áudio descritores, deram suporte aos participantes.
Integrantes do projeto Incluir durante a romaria.
Manoel Campos
Também foi disponibilizado abafadores de barulhos para quem tem sensibilidade auditiva, como autistas; pontos de atendimento; distribuição de água; banheiros; espaço de acolhimento; sala de descanso; pulseiras de identificação para crianças; entre outros suportes necessários.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu