Geral

Mercado pet aposta em produtos e serviços para aliviar o calor dos animais; veja alternativas

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

19/10/2023 por Redação

Em Bauru, no interior de SP, algumas lojas de banho e tosa tiveram aumento de 50% no movimento durante o mês de setembro. Altas temperaturas afetam rotina de pets
Isabela Figueira de Andrade/VC no G1
As altas temperaturas que atingiram o Brasil no mês de setembro impactaram a vida das pessoas e também dos animais. Com o calor, os tutores de cães e gatos buscam por opções para refrescar os pets de maneira segura e saudável.
Os banhos, por exemplo, são considerados uma ótima saída para proporcionar mais conforto nos dias quentes, segundo o médico veterinário Franklin Kasama.
Já em relação à tosa do animal, o especialista aponta que o cuidado deve voltar às atenções sobre o comprimento dos pelos, evitando exageros no corte, já que o pet pode ter queimaduras solares se não tiver a proteção adequada através de sua pelagem.
Diante das altas temperaturas, lojas de banho e tosa de Bauru (SP) tiveram aumento de 50% no movimento durante o mês de setembro.
Eles sofrem muito quando está calor, precisa trocar a água o dia inteiro e, quando traz no banho e tosa, a gente alivia também esse calor que eles sentem. A limpeza, o corte do pelo, limpeza do ouvido, corta a unha. Tudo isso ajuda bastante, relata a empresária Daniela Reis Dutra.
Pets sentem efeitos do calor e tutores buscam opções para aliviar sofrimento dos animais
Enquanto isso, outros estabelecimentos investem em produtos que priorizam a hidratação dos animais. A padaria pet comandada pelo Peterson De Santis Silva, em Bauru, vende cerveja, refrigerantes, sucos, cookies, tiras de carne, bolos, muffins, waffers, brigadeiros, biscoitos, bombons e outros produtos.
As pessoas sempre acabam reparando nas opções, perguntam o que tem no freezer. Temos picolé, gelatina, um docinho gelado, isso acaba trazendo um tom refrescante para o animal e uma satisfação para o pai de pet, afirma.
Os tutores de pets também devem redobrar os cuidados para que os bichinhos não sofram no que se refere à hidratação dentro de casa. Para isso, o tutor pode aumentar o número de bebedouros pela casa e até dispor de modelos que tenham movimento de água para estimular a ingestão e consumo, principalmente de gatos.
Além disso, a fim de tornar a ingestão hídrica ainda mais atraente, é possível, nos dias de calor extremo, fornecer água gelada ou colocar alguns cubos pequenos de gelo na água do pet, como forma de melhor refrescá-lo.
Veterinário ensina receitas de picolés para pets e dicas para combater o calor
Reprodução
Porém, é ideal evitar dar o cubo de gelo diretamente ao pet, pois, se for engolido de uma só vez, pode causar lesões de mucosa e até mesmo engasgos. Por este motivo, especialistas recomendam misturar o gelo à água, antes de fornecer aos pets. Água de coco gelada também é uma boa opção, desde que a bebida seja sem conservantes.
Piscinas infantis, próprias para cachorro, ou até mesmo bacias de tamanhos suficientes para serem confortáveis podem ser boas soluções para brincadeiras com água nos dias de calor. Além disso, os tapetes gelados ou toalhas úmidas também são uma alternativa boa e prática para amenizar o calor dos pets, segundo o médico veterinário.
Na questão do passeio, ele reforçou a necessidade de sempre procurar locais frescos e com ventilação como bosques, parques e lugares arborizados.
Tapete feito com gel especial deixa os pets fresquinhos no calor
TV TEM/Reprodução
Confira dicas para aliviar o calor para o seu pet:
💧 Manter o animal sempre hidratado, com água fresca, que deve ser trocada ao longo do dia;
🧊 Colocar cubinhos de gelo na água para mantê-la fresca;
💧 Aumentar a quantidade de potes com água pela casa;
⛱️ Manter o animal em um lugar arejado, com circulação e ar e sombra;
🏠 Não deixar a casinha do cachorro no sol;
🦮 Evitar passeio entre 9h e 17h ou em horários em que os raios solares estão mais densos;
🐾 Tome cuidado com as patinhas do animal, em qualquer horário;
⚪ Se o animal for albino, com pelagem totalmente branca, evitar exposição ao sol e utilizar protetor solar próprio para animais;
🚿 Após o banho ou entrada em piscinas, secar o animal, evitando que ele fique molhado o dia todo e exposto ao sol;
😺 O tutor conhecer as necessidades de seu animal.
Veja mais notícias em TEM+ Pet
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu