Geral

Alimentação saudável: especialista reforça como manter uma dieta equilibrada sem deixar de comer o que gosta

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

16/10/2023 por Redação

Cultivar bons hábitos alimentares garante uma melhor qualidade de vida. Uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição
Freepik
Informações divulgadas pela Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS (Pan American Health Organization, em inglês) - a agência internacional especializada em saúde pública das Américas, vinculada com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – reforçam as tendências alimentares entre as pessoas atualmente, destacando o alto consumo de alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares e sal/sódio, além de alertar o fato de que muitos indivíduos não comem frutas, vegetais e outras fibras alimentares o suficiente.
De acordo com a organização, uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição, em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), destacando diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer.
Taciane Aparecida de Oliveira, nutricionista e especialista em modulação intestinal, conta sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, para garantir uma melhor qualidade de vida.
“São diversos benefícios, tanto para o aspecto mental, quanto para o físico, proporcionando uma melhora na disposição e energia. Ajuda na prevenção de doenças crônicas, na regulação de hormônios associados ao prazer e bem-estar e uma melhora também na memória, diz.
Importância da alimentação adequada
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais alimentos devem ser consumidos em uma boa refeição. A profissional da Vitafor Nutrientes, empresa de suplementação alimentar, dá algumas dicas.
Uma dieta saudável deve incluir uma variedade de frutas, legumes, verduras e é muito importante que seja bem colorida pra obter o máximo de nutrientes, além de grãos integrais, gorduras de boas fontes, carnes magras e uma suplementação adequada, caso a alimentação do indivíduo não atinja as necessidades diárias”, reforça a especialista.
Dentre os suplementos que podem fazer parte da rotina de pessoas com baixa ingestão de nutrientes, Taciane recomenda alguns em específico.
“O ômega 3, por exemplo, é uma boa pedida, pois é difícil a gente consumir peixes no dia a dia. Então é legal suplementar um ômega 3 ou Whey. Se você não conseguir atingir a necessidade diária de proteína, utilizar um polivitamínico, como Imunomult da Vitafor, é uma boa opção para evitar a queda da imunidade”, destaca.
Taciane é especialista da Vitafor Nutrientes
Vitafor/Divulgação
Dieta saudável não é sinônimo de alimentação restritiva
A OPAS acrescenta a necessidade de incluir frutas, verduras, legumes (como lentilha e feijão), nozes e cereais integrais (como milho, aveia, trigo e arroz integral) e, pelo menos, 400g (o equivalente a cinco porções) de frutas e vegetais por dia, exceto batata, batata-doce, mandioca e outros tubérculos, para uma dieta saudável entre os adultos.
Para a nutricionista Taciane, não há restrições na alimentação, desde que o consumo seja consciente.
“Caso a pessoa não possua nenhuma alergia ou intolerância alimentar, não precisa eliminar nada da dieta, apenas consumir com moderação. Na hora da escolha do alimento, é importante optar pelo mais saudável e diminuir o consumo de embutidos, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces, para uma vida mais saudável”, declara.
Já em consequência de uma má alimentação, a profissional faz um alerta.
“Além da falta de energia, indisposição e envelhecimento precoce, uma alimentação ruim pode levar ao mau funcionamento do corpo e, consequentemente, às doenças associadas. As principais delas são gastrite, diabetes, obesidade, colesterol elevado, hipertensão e até mesmo câncer”, finaliza.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu