Geral

Chuva de granizo atinge comunidade indígena em Roraima; VÍDEO

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

16/10/2023 por Redação

Chuva de granizo na comunidade Monte Moriá 2 foi a segunda seguida registrada em Roraima. Na capital Boa Vista, moradores também foram surpreendidos por chuva de granizo durante uma tempestade. Chuva de granizo atinge comunidade no Uiramutã
Uma chuva de granizo atingiu a comunidade indígena Monte Moriá 2, em Uiramutã, ao Norte de Roraima, na tarde desse domingo (16). Vídeos feitos pelos moradores registraram as pedras de gelo caindo no chão e a euforia deles em ver o fenômeno atmosférico (assista acima).
Esta foi a segunda chuva de granizo registrada em Roraima pelo segundo dia seguido. Na noite dessa sexta-feira (14), durante uma forte tempestade em Boa Vista, moradores foram surpreendidos pela chuva no bairro Camabará, zona Oeste.
Na comunidade indígena, a chuva de granizo durou cerca de meia hora, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal de Uiramutã, Julimar Sena. Ele disse que os moradores ficaram assustados com a chuva, tendo em vista que a região enfrenta estiagem.
O povo ficou assustado porque nunca tinha visto isso. Uiramutã está passando por uma forte estiagem e de repente de uma chuva e ainda cair gelo deixou o pessoal espantado, disse ele.
Sena disse que o granizo começou a cair logo no início da chuva. Começou a chover e começou a cair granizo. Depois, a chuva continuou caindo normal. Não demorou muito, graças a Deus, se não teria destruído telhas das casas, avaliou.
Tempestade tem até chuva de granizo e surpreende moradores em Boa Vista: assustados
Chuva de granizo em Uiramuntã, na tarde do dia 15 de outubro de 2023
Defesa Civil Uiramutã/Divulgação
O meteorologista Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, explica que embora não seja comum cair chuva de granizo em Roraima, todas as nuvens nimbos, responsáveis por tempestades, produzem granizos.
Quando tem tempestade assim, muito intensa, existe sim a possibilidade de cair granizo, porque os movimentos de ventos ascendentes que ocorrem dentro da nuvem levam a água um pouco mais para cima e tem um determinado momento que água dentro dessa nuvem vai ficando pesado e cai, explicou.
A chuva de granizo ocorre quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu