Geral

Avião com brasileiros que estavam em Israel pousa no Recife

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/10/2023 por Redação

Aeronave trouxe 69 passageiros que estavam no país atacado pelo Hamas. Cinco deles vão ficar na capital pernambucana. Avião com brasileiros que estavam em Israel pousa no Recife
Pousou no Recife, nesta sexta-feira (13), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com um grupo de 69 brasileiros que estavam em Israel (veja vídeo acima). A aeronave pousou às 6h07 na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana. Ao todo, cinco pessoas vão ficar na cidade e as outras seguirão para Guarulhos (SP).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
Israel está em guerra com o grupo Hamas desde o sábado (7), quando houve um ataque terrorista no território israelense. O grupo comanda o território da Palestina na Faixa de Gaza.
O avião da FAB vai ser reabastecido antes de seguir para São Paulo. Enquanto isso, os passageiros devem tomar café da manhã na capital pernambucana. A viagem está prevista para acabar às 11h50.
Os cinco que vão ficar no Recife também passarão pelo procedimento de imigração junto à Polícia Federal. Os outros só devem ser submetidos a esse processo no destino final.
Este é o terceiro avião da FAB a ser enviado para buscar os brasileiros que estavam no território em guerra. Entretanto, é o primeiro que faz uma parada no Recife.
A aeronave é a KC-390 Millennium, que é utilizada para o transporte de cargas. Por isso, o número de passageiros é menor que o dos outros dois voos, em que chegaram ao Brasil 422 repatriados, sendo 211 em cada voo.
O governo vai mandar buscar, diz ministro da Defesa sobre brasileiros em Israel
Avião com brasileiros que estavam em Israel pousa no Recife
Reprodução/TV Globo
O que aconteceu em Israel?
▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde o Hamas lançou 5 mil foguetes.
Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território pelo sul de Israel.
Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.
Estamos em guerra e vamos ganhar, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.
O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.
Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta quarta-feira, que mais de 2.800 pessoas morreram. Dessas, mais de 1,5 mil são do lado palestino e 1.300 foram em Israel. Dois brasileiros estão entre as vítimas: Bruna Valeanu e Ranani Glazer.
▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.
Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 quilômetros quadrados.
Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.
Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu