
Atacante de 29 anos é o artilheiro colorado no Brasileirão e o líder em assistências na temporada Wanderson voltou a ser decisivo no Inter. O atacante quebrou um incômodo jejum de 119 dias ao marcar no clássico Gre-Nal do último domingo e atingiu uma marca inédita na carreira. Com novas funções sob comando de Eduardo Coudet, reencontrou o bom futebol e os lampejos de protagonismo.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
Com vitória expressiva no Gre-Nal, ataque do Inter vive nova fase em 2023
O chute no canto de Grando trouxe sensação de alívio pelo fim da seca que perdurava há 19 jogos e um gostinho especial por ter alcançado a maior taxa de contribuição em gols em uma mesma temporada, além de ter se isolado como artilheiro colorado no Brasileiro, com quatro gols.
Veja também:
+ Inter projeta luta por Libertadores no Brasileiro
+ Veja os bastidores da vitória do Inter no Gre-Nal
Ele não marcava desde 11 de junho, na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, há quase quatro meses. Não é raro ver críticas em relação ao poder de arremate do ponta. Titular em 42 dos 51 jogos em 2023, mantém o status desde os tempos de Mano Menezes.
Com cinco gols e 10 assistências, soma 15 participações diretas dos 72 gols do Inter, o que significa 21% do total. Entre os colorados, está atrás apenas de Alan Patrick (21) no quesito. É a melhor marca da carreira, superando 2018/19, quando colaborou em 14 gols pelo Krasnodar, da Rússia.
Wanderson em 2023*
51 jogos (42 titular / 9 reserva)
4.012 minutos
5 gols
10 assistências
1 gol a cada 802 minutos
1 participação direta em gol a cada 267 minutos
6 cartões amarelos
11 cartões amarelos provocados para rivais
* fonte: Espião Estatístico
Mapa de calor atacante Wanderson, do Inter
Espião Estatístico
Mesmo com poucos gols recentemente, o crescimento de produção nos últimos jogos é perceptível. A melhora passa por Coudet. Embora ocupe a mesma faixa de campo, o camisa 11 recebeu novas atribuições e passou a ter um papel tático determinante no esquema do argentino.
– Ele melhorou com Coudet. Com Mano, era rigorosamente um atacante que não fazia gols. Com Coudet, ele não é um atacante. Ele é um meia pela esquerda na linha de três, atrás de Alan Patrick e Valencia. Em alguns casos ele é, inclusive, um volante pela esquerda. Cumpre uma função tática bem significativa, marcando pelo lado – destaca Diogo Oliver, comentarista do Grupo RBS.
– Ele continua tendo uma interrogação. Ele tem no DNA o ataque, mas vez por outra tem que fazer gols. Tem que encontrar uma maneira de dar uma escapada e, de vez em quando, fazer gols. Não pode ser um gol por semestre. Ele precisa fazer mais gols. Ele melhorou na nova função. Se conseguir agregar mais gols, ele muda de prateleira – acrescentou.
Reveja o gol de Wanderson no clássico Gre-Nal
Wanderson é a segunda maior compra da história do Inter, atrás somente do uruguaio Nico López. O clube gaúcho, após contratá-lo por empréstimo, exerceu a preferência e desembolsará no total cerca de R$ 25 milhões. O pagamento aos russos foi dividido em seis parcelas semestrais.
Wanderson, atacante do Inter, é o artilheiro do Inter no Brasileiro e o garçom na temporada
Ricardo Duarte/Inter
O contrato do atacante com o Inter tem validade até dezembro de 2025. Hoje, o atacante tem como concorrentes De Pena, Mauricio, Gabriel Barros, Jean Dias e Pedro Henrique no lado esquerdo do campo.
Entre tantos desfalques para enfrentar o Bahia na próxima quinta-feira, em Salvador, o camisa 11 estará em campo no duelo direto válido pela 27ª rodada do Brasileirão. O grupo colorado se reapresenta nesta sexta-feira, às 10h30, no CT Parque Gigante.
🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV