Geral

Família brasileira que estava em festa durante ataque do Hamas volta para casa em segundo avião da FAB

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/10/2023 por Redação

Avião KC-30 chegou na madrugada de quinta-feira (12) no Galeão, Rio de Janeiro, com mais de 200 brasileiro. O capixaba Edinardy, a mulher e a filha chegaram em Vitória na tarde do mesmo dia. Família capixaba que estava em Israel chega ao Brasil em 2º voo da FAB
A família de capixabas que foi para Israel se apresentar em uma festa e foi surpreendida com o ataque do Hamas ao país, foi repatriada no 2º avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (12). O professor Edinardy do Nascimento, Rayani do Nascimento e a filha Melina de três anos foram para o Rio de Janeiro e depois pegaram um avião para o aeroporto de Vitória, onde foram recebidos por familiares.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Edinary, a mulher e a filha gravaram um vídeo (veja no início da reportagem) dentro do avião, quando já estavam embarcando para voltar para Vitória.
Estamos embarcando aqui, estamos a caminho de Vitória, breve, breve nosso lar. Estamos finalizando essa grande viagem, graças a Deus em paz. Foi um longo dia e obrigada pelas orações, agradeceram o casal no vídeo.
Os três chegaram no início da tarde no aeroporto de Vitória e foram recebidos por pelo menos 15 familiares que estavam ansiosos. O pai de Edinardy, Ernani Pereira, não conseguiu conter as lágrimas ao rever o filho.
Agora estou mais leve, mas foi um período muito tenso de muita ansiedade, aflição. A gente manteve a fé. Estamos felizes, estamos com a família com o coração pulsando, na expectativa de abraçá-los. Foi um tempo de muita aflição. Estamos em paz e agradeço a Deus por isso e todos que se empenharam para trazê-los de volta, comentou xx.
A família toda foi esperar a chegada de Edinardy, a mulher e a filha no aeroporto de Vitória
Reprodução/TV Gazeta
Depois de muitos abraços, Edinardy e Rayani contaram um pouco sobre o alívio de estarem de volta em casa.
Estou muito feliz em poder rever a minha família e estar no meu estado. Muito bom celebrar a vida. O alívio só veio quando a gente decolou e o próprio comandante avisou falando que estávamos fora do território israelense. Todo mundo aplaudiu, foi um momento de tranquilidade, disse Rayani.
O contato com a FAB pedindo a repatriação tinha sido feito cedo. Até o início da manhã de terça-feira (10), eles ainda não sabiam se voltariam para o país no segundo voo da Operação Voltando em Paz.
Recebemos o contato do consulado perguntando se nós queríamos embarcar nesse voo para o Rio de Janeiro. A gente falou claro, com certeza. Eles disseram que o nosso nome já estava lá e falaram para comparecermos às 10h que um ônibus da embaixada ia levar a gente para o aeroporto. Nós conseguimos nos manter tranquilos até por conta de estar com uma criança, pra não transparecer isso pra ela, relatou Rayani.
Família recebe os capixabas Edinardy e Rayani que chegaram de Israel
Reprodução/TV Gazeta
Já em terras capixabas, o casal disse que continua apreensivo e rezando para que o conflito acabe o mais rápido possível.
Nós não tínhamos a dimensão do que estava acontecendo, só depois que nós fomos saber. Era algo novo pra gente. Nós sentimos um alívio, mas queremos que o país encontre paz, que Israel viva em paz, contou Edinardy.
Os três estavam no avião com outros 211 brasileiros que chegou a Base Aérea do Galeão, na Zona Norte da cidade, às 2h41, depois de 14 horas de viagem.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O avião KC-30 (Airbus A330 200), que decolou às 12h30 de Tel Aviv, trouxe de volta ao país os brasileiros que ficaram retidos na cidade de Jerusalém, em Israel, após o início da guerra com o Hamas.
Edinary, a mulher e a filha de três anos pegaram segundo voo da FAB
Reprodução/Acervo pessoal
A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, anunciada pelo governo federal.
LEIA TAMBÉM:
Toda hora escuto os estouros, diz brasileira namorada de israelense convocado para a guerra entre Israel e Hamas
Palestina diz que crianças e mulheres são metade dos mortos em Gaza
Veja a cronologia do conflito
Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação. O voo que chegou nesta madrugada trouxe três gatos e um cachorro, além das 214 pessoas.
Brasileira embarca com cachorro, em Tel Aviv, no segundo voo de repatriação organizado pelo governo
FAB/Governo Federal/Divulgação
Segundo o Itamaraty, os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Acesse clicando aqui.
Família chegou a se abrigar em bunker
Edinardy e a mulher tinham ido para Israel no final de setembro e se apresentaram em uma festa do Tabernáculo. Eles tinham passagem comprada de volta para o Brasil, mas com o início dos ataques do Hamas, o voo deles foi cancelado.
A família chegou a ficar um dia inteiro no aeroporto de Tel Aviv esperando por notícias.
O voo de domingo foi cancelado e a gente teve muita dificuldade para realocar, a companhia estava fechada. Passamos o domingo no aeroporto de Tel Aviv e uma família nos acolheu em Jerusalém e só agora conseguimos um hotel pela companhia. Meu irmão que conseguiu remarcar porque nós não conseguimos contato com a companhia aérea, explicou o professor Edinardy.
Família saiu do Brasil no dia 27 de setembro
Reprodução/Acervo pessoal
Um irmão de Edinardy conseguiu remarcar a passagem deles para sexta-feira (13), mas o professor também já tinha entrado em contato com a FAB para poder voltar em um dos voos de repatriação.
Enquanto aguardavam um retorno, eles ficaram na casa de uma família que os abrigou e ouviram sirenes e tiveram que ir para o bunker.
Foi algo novo para nós. A sirene tocou diversas vezes no dia 7 de outubro e nós não estávamos preparados para isso, não sabíamos como agir. Tentamos da melhor forma nos comunicarmos para tentar nos proteger. Agora que estamos com essa família, estamos nos sentindo melhor, contou Edinardy.