Geral

Médico é o 17º preso em operação contra esquema ilegal de emagrecimento liderado por coach

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

07/10/2023 por Redação

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, médico chancelava o atendimento feito pelas nutricionistas de clínica de luxo. Investigação apura serviços de emagrecimento usando fórmulas irregulares. Medicamentos de uso controlado apreendido em outras etapas de operação em SC
Polícia Civil/ Arquivo
Um médico de 35 anos suspeito de emitir receitas controladas sem fazer o atendimento aos pacientes em uma clínica de luxo em Balneário Camboriú, uma das mais populares cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, foi preso na manhã desta sexta-feira (6).
Segundo a Polícia Civil, o suspeito trabalhava em um espaço da nutricionista Letícia Cristina Baptista, ex-companheira e uma das seguidoras do coach de emagrecimento preso em agosto em Joinville.
Presa na primeira fase da Operação Venefica, ela teria montado um esquema de receita e venda ilegal de medicamentos de uso controlado, semelhante ao do ex-companheiro após a separação.
De acordo com o delegado Neto Gattaz, o médico preso nesta sexta-feira chancelava o atendimento feito pelas nutricionistas da clínica.
Quando elas necessitavam de uma receita controlada, ou de alguma prescrição de anabolizante, ele, sem atender os pacientes, emitia essas receitas. Então, ele cometia o crime de falsidade ideológica e colaborava com a organização criminosa criada nessa nova clínica, explica o investigador.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
Também foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo seis em Joinville, no Norte catarinense, e quatro em Balneário Camboriú.
O g1 SC tenta contato com a defesa das pessoas citadas.
LEIA MAIS:
Quem é o coach estético preso por liderar esquema de emagrecimento com serviços irregulares
Empresário é preso por prometer emagrecimento com fórmulas irregulares em SC
Como funcionava
Preso preventivamente, o homem era contratado para trabalhar duas vezes por semana na clínica, mas também fazia atendimentos em Brusque, no Vale do Itajaí, e Curitiba (PR), segundo o delegado.
O médico foi descoberto como parte do esquema após análise de dados de celulares apreendidos pela polícia. Todos os indiciados até o momento são alvos decorrentes da primeira fase da investigação. No total, 17 pessoas já foram presas.
Delegado não descarta uma terceira fase da operação
Nesta segunda fase da Operação Venefica, além da prisão do médico, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de nove profissionais que trabalhavam em clínicas investigadas, onde foram recolhidos apenas celulares, e um em uma farmácia de manipulação de Balneário Camboriú.
Agora, esses aparelhos serão analisados pela perícia e, caso outros nomes sejam apontados, a Polícia Civil pode deflagrar uma nova fase da operação.
O próximo passo é fazer a análise de todo material apreendido. Novos aparelhos telefônicos foram capturados, então vamos encaminhá-los para perícia para fazer a extração desses dados e analisá-los, não descartando uma terceira fase da operação, eventualmente, reforça o delegado Neto Gattaz.
Prisões, interdições e saldo da Operação Venefica
Das 17 pessoas presas desde 15 de agosto, segundo a última atualização do Ministério Público, 11 pessoas estão presas preventivamente e outras seis cumprem medidas cautelares.
Além de Felipe Francisco, apontado como líder do esquema criminoso, e Letícia Cristina Baptista, ex-esposa do coach e citada como um dos principais nomes que ajudou a dar início à organização criminosa, outras nove pessoas seguem na prisão, entre médicos, nutricionistas e biomédicos.
A justiça, juntamente com a Vigilância Sanitária, também mandou interditar as unidades da F Coaching de Joinville e Balneário Camboriú, e outras quatro clínicas estéticas de luxo, além de duas farmácias de manipulação, com endereços em Balneário Camboriú e Itapema.
Até o momento, 35 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público.
Conforme o MP, medicamentos fitoterápicos e até de uso controlado eram vendidos nesses locais por nutricionistas, sem fornecimento de receita médica e informações adequadas sobre a real composição desses produtos. A promotoria cita que alguns desses remédios estavam fora do prazo de validade.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu