Geral

Valinhos confirma morte por febre maculosa; vítima tinha 78 anos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

04/10/2023 por Redação

Paciente morreu no dia 25 de setembro em um hospital particular. Prefeitura informou que medidas de prevenção e combate à doença foram intensificadas. Carrapato-estrela pode carregar a bactéria que causa a febre-maculosa
Vinícius Rodrigues de Souza
A prefeitura de Valinhos (SP) confirmou, nesta quarta-feira (4), a primeira morte por febre maculosa no município neste ano. A paciente, uma mulher de 78 anos, morreu no dia 25 de setembro em um hospital particular.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Em nota, a administração municipal informou que as medidas de prevenção e combate à doença foram intensificadas desde junho. As ações incluem, por exemplo, treinamento de médicos da rede pública para diagnóstico precoce.
Em julho deste ano, a secretaria de Saúde de Valinhos confirmou o primeiro caso de febre maculosa na cidade em quatro anos. O paciente, um homem de 55 anos, passa bem e não precisou ficar internado.
O que é a febre maculosa?
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.
No interior do estado, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda. Os municípios de Campinas e Piracicaba (SP) são, atualmente, os dois que apresentam o maior número de casos registrados da doença.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) fez uma análise no local na segunda-feira (12).
Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
Prevenção
Usar roupas claras
Usar calças compridas
Passar um elástico na calça
Se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato e removê-lo imediatamente do corpo
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu