Geral

Apaixonado por natureza, jovem fotógrafo já registrou 447 espécies e publicou livro aos 12 anos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

03/10/2023 por Redação

Relação com o meio ambiente é incentivada pelos pais desde a infância. Brasileiro já ficou entre os 20 melhores fotógrafos de São Paulo e entre os 70 do Brasil. Thiago Antunes em observação no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Arquivo Pessoal - Thiago Antunes
“Desde muito novo, minha família sempre me levou para viagens em locais de preservação ambiental. Acredito que isso pode ter sido uma das razões pelas quais eu acabei me interessando por assuntos relacionados à biodiversidade e vida selvagem”, afirma o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Thiago Gonçalves Coronado Antunes.
Segundo ele, a paixão pela fotografia começou em fevereiro de 2018, quando registrou, pela primeira vez, uma aranha com o celular. “Meu pai percebeu o meu interesse e decidiu me dar uma câmera antiga de presente. Ele a comprou em 2006, quando eu nasci”, relata.
Primeiro registro de vida selvagem feito pelo jovem.
Thiago Antunes
Naquele momento, Thiago não sabia qual era a espécie de aranha, mas conta que, pela curiosidade juvenil, pesquisou e descobriu que se tratava de uma aranha-de-jardim ou aranha-lobo (Lycosa erythrognata).
“Isso me introduziu a um mundo completamente novo, que até hoje me intriga e fascina”, enaltece o estudante, que vai prestar vestibular para Engenharia Ambiental no final do ano.
Por algum tempo, o interesse de Thiago se manteve somente no estudo e na fotografia das aranhas, sobre as quais escreveu e publicou um pequeno guia de identificação, utilizando fotos autorais. A publicação foi feita aos 12 anos, com ajuda do aracnólogo Antônio Brescovit.
Livreto sobre aranhas que o Thiago fez aos 12 anos.
Thiago Antunes
Nos anos seguintes, o entusiasmo do jovem nascido em São Paulo (SP) se expandiu para diversos outros grupos de animais, principalmente as aves e os insetos.
Em seu perfil no Wikiaves, Thiago têm 492 fotos de 282 espécies diferentes. Já na plataforma iNaturalist, são 943 observações com 447 registros entre os mais diversos seres vivos, não apenas animais, sendo mais da metade da fotos representadas por aranhas.
Tekoapora wacketi registrada no Parque Caminhos do Mar, na altura de Cubatão (SP).
Thiago Antunes
Para ele, algumas das fotografias mais especiais são as aranhas-caranguejeiras (Linothele paulistana, Trechona rufa, Tekoapora wacketi, Dolichothele bolivianum e Avicularia taunayi), as aranhas-saltadoras (Chapoda sp., Sarinda sp., Psecas sumptuosus e Ceriomura sp.), a aranha-lobo (Allocosa brasiliensis), as aranhas-errantes (Ctenus maculisternis e Ancylometes concolor)”, lista.
Além da borboleta pororó-azul, o cauré, o uirapuru-laranja, o papagaio-de-cabeça-roxa, a saíra-sapucaia, o gavião-pega-macaco e o gavião-real, entre outras. “Algumas das minhas espécies-alvo atualmente são as aranhas-saltadoras (Ilargus coccineus e Parnaenus cyanidens)”, comenta.
Borboleta pororó-azul registrada em Atibaia (SP).
Thiago Antunes
Os registros fizeram com que o brasileiro fosse premiado pelo concurso internacional 35Awars 2022, ficando entre os 20 melhores fotógrafos de São Paulo e entre os 70 do Brasil em todas as modalidades. Além de ter sido eleito um dos 300 melhores fotógrafos do mundo na categoria macrotografia.
“Algumas de minhas fotos também ficaram entre as 10 melhores do concurso Glanzlichter 2023, de fotografia de natureza”, conta com alegria.
Conexão com a natureza
O Terra da Gente está abordando a importância da conexão com a natureza na infância e na juventude através da série especial #Terra: a jornada de crescer junto à natureza, disponível no Globoplay, e o Thiago é exemplo disso.
Ele diz que se sente completamente em paz quando está na natureza, sentimento que outras poucas atividades são capazes de lhe proporcionar.
“Quando estou envolvido naquele ambiente, concentrado em procurar animais e fotografá-los, esqueço dos estresses da vida cotidiana, o que penso ser extremamente necessário para manter a saúde mental”, opina.
Arara-vermelha-grande no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Cuiabá (MT).
Thiago Antunes
Locais para observação de vida selvagem
Thiago já fotografou em vários locais do Brasil, incluindo os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e principalmente no próprio estado de São Paulo. Ele listou alguns lugares que ele já visitou e que recomendaria para quem tem interesse em estar em contato com a natureza, são eles:
Trilha dos Tucanos (Tapiraí - SP)
Sítio Espinheiro Negro (Miracatu - SP)
Parque estadual da Ilha do Cardoso (Cananéia - SP)
Parque Caminhos do Mar (São Bernardo do Campo - SP)
Parque Estadual da Serra da Cantareira (São Paulo - SP)
As restingas e matas de Itanhaém e Peruíbe (SP)
Parque Nacional da Serra da Canastra (São Roque de Minas - MG)
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Cuiabá - MT)
RPPN Cristalino (Alta Floresta - MT)
Fazenda Trijunção (Cocos - BA), além de outros.
Fotos Thiago Antunes

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu