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Após forte chuva, Rodoanel adia inauguração das novas pistas sentido litoral na Grande SP; vias devem ser liberadas nesta seg

G1 - com informações do G1

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01/10/2023 por Redação

Previsão inicial era de que as vias seriam liberadas às 6h deste domingo (1º). Trechos ficam entre o km 19+700 e o km 24+400, na região entre Osasco e Carapicuíba. Mudança cria acesso à Rodovia Raposo Tavares. Rodoanel Mário Covas: trecho das vias marginas entre Carapicuíba e Osasco
William Dan
A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo durante a madrugada e a manhã deste domingo (1º) levou a CCR a adiar a liberação das novas pistas na Marginal do Rodoanel Mário Covas, sentido litoral.
A expectativa da concessionária é realizar a liberação na madrugada desta segunda-feira (2). No entanto, em caso de chuva ou mau tempo, os serviços poderão ser novamente adiados.
A previsão era de que as vias seriam liberadas às 6h deste domingo (1º). Os trechos ficam entre o km 19+700 e o km 24+400, na região entre Osasco e Carapicuíba, na Grande SP.
A mudança de planos foi anunciada em comunicado à imprensa emitido 10h depois do horário inicialmente planejado para a liberação.
Novo acesso
Com as novas pistas, foi criado um novo acesso à Rodovia Raposo Tavares. Segundo a CCR, motoristas que estão no Rodoanel Mário Covas devem pegar a saída no km 20 para se dirigir à Raposo.
O acesso anterior, localizado no km 24+400, será fechado definitivamente.
Os motoristas que estiverem saindo do trevo da Padroeira e não forem utilizar a Rodovia Raposo Tavares (SP 270) devem acessar a pista expressa na altura do km 23 do Rodoanel, explicou a concessionária.
De acordo com a CCR, a liberação da nova via vai trazer mais segurança, fluidez e conforto para os motoristas que trafegam pela rodovia.
Contrato de R$ 3,4 bilhões
Obras do Rodoanel Norte
TV Globo/Reprodução
O governo de São Paulo assinou o contrato de concessão com a empresa que venceu o leilão do trecho norte do Rodoanel. A Via Appia Fip Infraestrutura, da Corretora Sita, venceu o leilão em março deste ano, para terminar a obra.
O projeto tem valor de investimento previsto de R$ 3,4 bilhões e, segundo a estimativa do governo, deve gerar mais de 15 mil empregos e reduzir a circulação diária de 18 mil caminhões dentro da capital. O consórcio vencedor ficará responsável por investir R$ 2 bilhões para a finalização das obras, além de mais R$ 324 milhões para a implantação de projetos auxiliares.
A entrega que conclui totalmente o anel viário da Grande São Paulo está prevista para o segundo semestre de 2026.
A concessão terá validade de 31 anos. O trecho Norte do Rodoanel tem 44 km de extensão e seu trajeto passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, na Grande São Paulo. Com a conclusão dessas obras, que estão paradas desde 2018, o Rodoanel, que é um anel viário que liga todas as principais rodovias que chegam à capital, passará a contar com 175 quilômetros de extensão.
Serão quatro pontos de cobrança, mas sem as tradicionais cabines. Os motoristas vão pagar por tags ou aplicativos.
Atrasos
A obra era para ter sido entregue em 2014, mas passou por sucessivos atrasos. Em setembro de 2020, o então governador, João Doria, anunciou a retomada e que o trecho deveria ficar pronto em 2023.
A obra parada também virou descarte de lixo. A TV Globo flagrou dois homens que pararam uma camionete lotada de entulho e jogaram no meio da futura rodovia.
O trecho pendente do Rodoanel deve ligar a cidade de São Paulo à Rodovia Presidente Dutra e já custou mais de R$ 6,3 bilhões, valor 50% acima do previsto inicialmente segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo governo de São Paulo, encontrou, em fevereiro de 2020, quase 1.300 falhas no projeto e na estrutura da construção.
Pelo estudo, 59 pontos são considerados grandes falhas construtivas, como erosão em terrenos e estruturas, colunas desalinhadas e infiltrações.

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