Geral

Bauru e Marília realizam campanhas de multivacinação; veja como participar

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

30/09/2023 por Redação

Ações são para atualizar o calendário de vacinação de crianças e adolescentes. Em Marília, a campanha começou neste sábado, já em Bauru tem início na segunda-feira. Campanha de multivacinação é realizada até o dia 31 de outubro
Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde
Bauru e Marília realizam até o dia 31 de outubro a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos de idade.
Em Marília, a campanha teve início neste sábado (30) já com pontos de vacinação. Já em Bauru, a ação começa na segunda-feira (2) e o Dia D de mobilização será no próximo sábado (7).
Multivacinação em Bauru
A campanha tem o objetivo de resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina que já ocorreram no passado e trabalha com estratégias de vacinação com enfoque na poliomielite, com atualização das doses para os menores de 15 anos que estão em atraso.
A diretora do Departamento de Saúde Coletiva de Bauru, Meire Pranuvi, destaca a importância da campanha. “A adesão e o comprometimento da população, principalmente dos pais, é fundamental para a erradicação das doenças que podem levar a morte ou deixar graves sequelas nas crianças”, lembra.
No ‘Dia D’ de Multivacinação, no próximo sábado, todas as unidades de saúde do município vão funcionar das 8h às 16h. (Veja os endereços abaixo).
Nesse dia, uma equipe imunizará os interessados em um ponto de vacinação no Boulevard Shopping, localizado no quarteirão 11 da rua Marcondes Salgado, das 10h às 16h. A campanha em Bauru tem apoio do Rotary Club.
De segunda a sexta-feira, a vacinação será em todas as unidades de saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Bela Vista, Geisel e Chapadão/Mendonça e a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Godoy aplicam as vacinas das 7h30 às 22h.
Nas demais unidades de saúde, a vacinação é até às 16h30 nas unidades que fecham às 17h, e até às 18h30 nas unidades que fecham às 19h. A relação das unidades de saúde está a seguir.
Unidades de saúde
De segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h
UBS Bela Vista
Rua Marçal de Arruda Campos, 4-41
UBS Geisel
Rua Anthero Donnini, s/n
UBS Chapadão/Mendonça
Rua Arlindo Pinto Ferreira, 1-15
USF Jd. Godoy
Alameda Flor do Amor, quadra 10
De segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h30
UBS Centro
Rua Quintino Bocaiúva, 5-45
UBS Falcão
Rua Salvador Filardi, 6-8
UBS Cardia
Rua Ezequiel Ramos,11-78
UBS Nova Esperança
Rua Benedito de Abreu, s/n
UBS Redentor
Rua São Lucas, 3-30
UBS Independência
Rua Cuba – quadra 14 (em frente a Praça Carmelita Santos Souza)
UBS Octávio Rasi (provisório)
Rua José Rossini, 2-46
UBS Jussara/Celina
Rua Bernardino de Campos, quadra 23
UBS Parque Vista Alegre
Rua Jacob Corso, quadra 4
UBS Jd. Europa
Rua Hermes C. Batista, 1-64
UBS Mary Dota
Rua Pedro Prata de Oliveira ao lado da UPA
UBS Gasparini
Rua Aparecida Inês Chrispim de Matos, quadra 2
USF Santa Edwirges
Alameda Tróia, quadra 11
USF Vila Dutra
Rua Luiz Barbosa Sobrinho, 1-178
De segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30
UBS Beija-Flor
Rua Julieta G. de Mendonça, quadra 1
USF Nove de Julho/Fortunato Rocha Lima
Rua Ernesto Gomes da Silva, 2-136
USF Vila São Paulo
Rua Gaudêncio Piola, quadra 4
USF Nova Bauru
Rua Lucia Boni São Pedro, 2-154
USF Pousada da Esperança
Rua Antônio Jerônimo da Silva, 1-105
De segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h
USF Distrito de Tibiriçá
Rua Carmelo Zamataro, s/n
Campanha em Marília
Em Marília, a imunização tem o objetivo de atingir o público de 44.600 jovens e crianças de até 15 anos, que precisam complementar doses para a atualização da carteira de vacinação.
“Quando a população deixa de ser vacinada, possibilita a circulação de agentes infecciosos, favorecendo o aparecimento de doenças. Isso não compromete apenas quem deixou de tomar vacinas, mas também quem não pode ser imunizado, colocando a saúde de todo mundo em risco”, destaca a enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, responsável pelo Programa Municipal de Imunização.
A Campanha de Multivacinação é uma estratégia que a CGPNI vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes, como forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.
A campanha vai oferecer as seguintes vacinas para a cobertura vacinal das crianças: BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba; Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.
Para adolescentes menores de 15 anos são as seguintes vacinas: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu